quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pág. 6 - O Observador

Reduzindo I

O vereador Humberto, a esquerda, apresentou Projeto de Resolução inusitado.
O vereador Humberto Belgues (PSDB) apresentou, na Sessão da última terça-feira (28/08), Projeto de Resolução que diminui o salário do vice-prefeito, a partir de 2013, para R$ 1 mil. O parlamentar justificou a sua iniciativa baseado no fato de que o vice-prefeito nada faz. “Até acho que o vice-prefeito Matheus Neto é atuante, mas geralmente os vices não fazem nada. Caso ele queira trabalhar, que seja nomeado secretário”, disparou o parlamentar.

Reduzindo II

O parlamentar Fernando Soares (PMN) discordou do colega e sugeriu que o salário dos vereadores também deveria ser diminuído. Segundo Soares, essa redução deveria acontecer “porque os parlamentares não trabalham 30 dias por mês. O vice-prefeito Dr. Anselmo foi atuante, Matheus Neto é um vice-prefeito atuante... Nós é que trabalhamos duas vezes por semana, uma hora por dia e nada mais”, disparou o super sincero Fernando Soares.

Lona na Lua I

A mais nova travessura da Prefeitura de Rio Bonito é a subvenção que deveria ser enviada ao Projeto “Lona na Lua”, mas não foi. A indicação é do vereador Fernando Soares. O prefeito já havia vetado, os vereadores derrubaram o veto, até que dias atrás, o Executivo informou que “o recurso não foi enviado por conta do ano eleitoral”.

Dúvida

Diante dessa justificativa fajuta, nós faremos duas perguntas: em 2011 e 2010, o Projeto “Lona na Lua” também não foi contemplado com a tal subvenção, por quê? Também era ano eleitoral? E as entidades esportivas e assistenciais que há muitos anos não recebem os tais recursos? Ano eleitoral? Estranho!

Lona na Lua II

Apesar das dificuldades, o projeto “Lona na Lua” não está esmolando. O que temos ali são pessoas fazendo pela cidade, aquilo que o poder público deixa de fazer. Logo, não seria nada de mais se eles fossem compensados por estarem preocupados com um negócio que deveria ser preocupação de quem não está preocupado.

Educação

O professor Gelson Gomes falando na abertura do seminário.
Uma saldação especial ao professor Gelson Gomes e ao Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, que promoveu nos dias 30 e 31 de julho, o II Seminário de Educação, que contou com a apresentação do coral do “Projeto Gugu”, de Niterói. As meninas da melhor idade, dirigidas pelo maestro Paulo da Hora, deram um show de animação, empenho e vivacidade. Em outros pontos do colégio, artistas riobonitenses expuseram produções de muito bom gosto. Pinturas, artesanatos e outros trabalhos manuais de rara beleza puderam ser vistos. Parabéns!

Transporte Universitário

Não temos Secretaria de Transporte e insistimos em ter ônibus próprio. Aliás, a falta de políticas públicas em Rio Bonito é flagrante. O investimento é todo em políticas assistenciais porque ela geralmente vem acompanhada de um belo e charmoso cabresto. Não seria mais inteligente entregar esse serviço a iniciativa privada? Um exemplo: enquanto uma empresa privada troca uma peça danificada em minutos, a Prefeitura pode levar 90 dias para conseguir comprar (por conta do processo licitatório) um equipamento similar!

Um elogio

O secretário Eleilton Lacerda.
É notória a competência do secretário de Obras e Serviços Públicos de Rio Bonito. É possível que Eleilton Lacerda seja um dos melhores secretários dos últimos tempos... Talvez o melhor. E, detalhe: isso acontece porque ele é funcionário de carreira e um sujeito extremamente técnico. Ousamos dizer que ele só não tem mais destaque porque o governo não ajuda.

Oposição

Vamos acabar com esse hábito provinciano de rotular como oposição, as pessoas que criticam a situação? Os erros existem, assim como os acertos. O problema é que os erros estão acontecendo em larga escala. O fato de o sujeito tecer um elogio a determinado candidato também não significa que ele favorável. Ele apenas não é cego!

Amor e ódio

A relação da mídia com a política é interessante e, às vezes, inusitada. A mídia tem o alcance, a política o recurso. Não existe mal algum nessa prestação de serviço, uma vez que fique bem claro que a imprensa vende um serviço para o político, como vende para o comércio. As empresas de comunicação não fazem filantropia! O que não pode acontecer é a mídia, por conta desse serviço prestado, ficar refém deste ou daquele grupo político.

Candidatos ao Executivo

Estamos acompanhando as discussões promovidas pelos três candidatos a Prefeitura de Rio Bonito (Marcos Abrahão, Matheus Neto e Solange Almeida). Até aqui, os três estão se comportando bem. Já as irritantes e tradicionais varejeiras, que teimam fazer verão ao entorno deles, continuam a existir e nos causar náuseas. O pior é que esse defeito está presente nos três grupos. Uma dica: livrar-se desse peso inútil seria uma baita demonstração de RENOVAÇÃO!

Carro na calçada

A nossa leitora e seguidora, Débora Fogaça, faz contato com a nossa redação para denunciar situações bizarras que estão acontecendo na Serra do Sambê (Rua José Miranda da Motta), onde nitidamente o direito de ir e vir tem sido desrespeitado. Ela afirma que diariamente sobe e desce a ladeira e por várias vezes quase foi atropelada (por carros e motos), “porque as calçadas se transformaram em confortáveis estacionamentos para os “bonitões” de plantão”! Valeu Débora!

Silva Jardim

O prefeito Marcello Zelão, ao Centro.
Não duvidamos da seriedade de Anderson Alexandre e sua equipe. Aliás, Silva Jardim ainda tem muito a crescer e se desenvolver. Entretanto, não reconhecer o bom trabalho de Marcello Zelão é forçar a barra! A utilização de expressões como “aventureiros”, “o povo está decepcionado”, “fidelidade às raízes”, é de péssimo gosto e não aguentamos mais isso! Nada contra o glorioso 10, mas a impressão que temos é que o 13 permanecerá no comando por mais quatro anos.

A mensagem sumiu

Coisas esdrúxulas e estarrecedoras continuam acontecendo na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito. Na última quinta-feira (23/08), durante a sessão ordinária, surgiu uma discussão sobre determinada mensagem (R$ 296 mil para a Saúde) que não foi colocada na Ordem do Dia porque sumiu. O vereador Marcinho Bocão (DEM), que é da base governista, pediu urgência na votação da matéria, mas a mensagem sumiu.

Sem saber

O presidente em exercício, o vereador Carlos André Barreto de Pina, o Maninho (PPS), embora também seja da base governista, disse não saber o paradeiro da mensagem e afirmou que embora ela tivesse sido protocolada, não foi encontrada. O tal desaparecimento seria retaliação a outra Mensagem (presa na Comissão de Obras) que a base governista estaria manobrando para não colocar em votação para agradar ao governo. Segundo fontes, a mensagem não sumiu, “ela foi escondida”.

Tristes conclusões

Diante desse cenário medonho, quem é desprovido de cinismos partidários chega a duas tristes conclusões. Primeiro, que quando o prefeito e parte da sociedade usam o manjado jargão “DEIXA O HOMEM TRABALHAR”, embora os parlamentares façam beicinho e fiquem tristinhos, não há como pensar diferente diante de uma lambança dessas.

Enquanto isso...

... Boa parte do eleitorado quer mais é alugar o vidro do carro para colocar adesivos, trocar os tais espaços por gasolina, locar muros para a colocação de placas, trocar-se por tijolo, areia, cimento, cestas básicas, Carteira de Motorista, entre outras coisas. Que fique bem claro que a culpa não é do “VOTO ERRADO” (quem nunca errou?), mas do voto vendido, trocado, negociado.

Finalmente aprovada

Para não perder o recurso, a matéria foi votada na última terça-feira (28). De acordo com o presidente da Casa, o vereador Marcus Botelho (PR), o documento usado no procedimento foi uma Xerox, porque a mensagem original não apareceu. Isso é pavoroso! Pelo amor de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário