quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pág. 22 - Dentista aborda saúde bucal e indica cuidado no trato dos dentes

Flávio Azevedo

Zalu Bruno Marot é dentista e colunista do jornal "O TEMPO".
Um dos profissionais mais respeitados do setor da Odontologia de Rio Bonito, o dentista Zalu Bruno Marotti é um dos nossos entrevistados dessa edição para tratar de um assunto muito interessante: saúde bucal. O tema começou a ser debatido abordando a higiene oral, procedimento apontado pelo especialista como fundamental para o equilíbrio do Potencial Hidrogenado (PH) da boca. O dentista, que integra a equipe de colunistas do jornal “O TEMPO”, deu orientações importantes sobre essas e outras questões.

O uso de creme dental, anticépticos orais, fio dental e outros materiais também foi alvo da entrevista. De acordo com o dentista, esses produtos são importantes e se não forem bem utilizados podem trazer sérios prejuízos para os dentes. O modelo da escova e suas cerdas, segundo ele, “também são importantes e os usuários devem buscar orientação profissional sobre qual é a escova mais apropriada para o uso”, comentou.

Os aparelhos e implantes também foram assunto. “O sorriso é o nosso cartão de visita e apresentar dentes bem cuidados e brancos é importante. Tem gente que se preocupa de mais e outros que se preocupam de menos”, analisa o dentista, destacando que o branco dos dentes muda de pessoa para pessoa. “Tem gente que consegue ter dentes realmente muito brancos, outros não. É uma coisa individual. Assim, é importante salientar que clareá-los mais que o natural prejudica o esmalte dos dentes”, disse.

Sobre os implantes, o dentista disse que o custo tem diminuído por conta dos muitos profissionais disponíveis no mercado e também por conta dos produtos utilizados estarem com preços mais acessíveis.
– No passado os produtos usados nos procedimentos odontológicos eram importados. Hoje, porém, os laboratórios nacionais estão produzindo materiais que equivalem em qualidade os importados. Além disso, eles ainda são mais baratos – pondera Zalu Bruno, frisando que embora os laboratórios nacionais estejam melhores, “é preciso ter atenção aos produtos para usar aqueles que realmente sejam melhores”.

Na Saúde Pública

Segundo Marotti, a disponibilização de serviços odontológicos na rede pública de Saúde (PSF, Centro Odontológico e UPA) é um ganho importante para o setor e para a população em geral. “Essa iniciativa é importante e não tenha dúvida que o Centro Odontológico de Rio Bonito (CORB), que atualmente dispõe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é um ganho significativo para a população”.

Embora a Saúde seja uma área sempre criticada e que recebe muitas cobranças da população, o setor odontológico, pelo menos em Rio Bonito, não é comentado, o que nos faz pensar que essa área caminha razoavelmente bem. De acordo com o dentista, para alcançar a excelência mostrada pela Odontologia, também nos demais segmentos da Saúde, “é importante dar boas condições de trabalho aos profissionais, criar programas específicos e encontrar profissionais que se identifiquem com a Saúde Pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário