domingo, 1 de julho de 2012

Silva Jardim distribui três mil netbooks a alunos da rede municipal de ensino

Evaldo Nascimento

A Prefeitura de Silva Jardim está distribuindo aos alunos das várias escolas da rede municipal de ensino os três mil netbooks adquiridos com recursos próprios da Municipalidade os quais, segundo o prefeito Marcello Zelão, vão servir como mais uma “ferramenta de estudo para os estudantes do 1º ao 9º Ano de Escolaridade”. Ontem (25/06), por exemplo, foram entregues os dos alunos da E.M. Durval Palmeira, no bairro Fazenda Brasil, e da E.M. Vargem Grande. Hoje (26) foram os das E.M. Silvina Ferreira, em Mato Alto, e da Maurília Braga, em Coqueiros. Amanhã (27) serão distribuídos os da E.M. Corina Halfeld, em Bananeiras; e da E.E.M. Vila Silva Jardim, em Aldeia Velha. Até agora também já foram entregues os da E.M. Cambucaes, do Centro Educacional Adail Maria Tinoco (Lucilândia) e da E.M. Gaviões.
– É um prazer enorme estar aqui e a realização de um sonho maravilhoso essa oportunidade de oferecer cidadania a todos – disse o prefeito Zelão durante a entrega dos equipamentos ontem na escola Durval Palmeira, antes de passar a primeira máquina da unidade às mãos do aluno Alex da Conceição Telles, do 1º Ano do turno da manhã, turma 102, da professora Neiva.

Zelão lembrou que Silva Jardim é o primeiro da Região a distribuir computadores a seus alunos, sendo que, ao contrário de outros municípios do Estado que também o fizeram, as máquinas não ficarão nas escolas mas os alunos vão levá-las para casa, pois a educação não acaba na escola e os pais são parceiros para ajudar a cuidar dos computadores. Lembrou também que Silva Jardim até então era tido como o município do Estado com o menor número de computadores por habitantes, e estes vão servir ainda para promover a inclusão digital dos pais que terão aulas de rudimentos de informática aos sábados de acordo com programa da Secretaria de Educação.

Em uma das escolas onde houve a distribuição até agora, uma mesma família ganhou nove computadores, pois a concessão é de um para cada estudante não importando quantos alunos há numa mesma casa. Em outra, a Adail Maria Tinoco, foram entregues seis unidades a alunos de uma mesma casa. Os computadores são repassados mediante termos de comodato assinado pelos pais. O prefeito observou, ainda, que o Município está instalando e disponibilizando sinal de Internet nas praças do Município e isto possibilitará o acesso dos alunos nas suas comunidades.
– Fiquei muito emocionado quanto na entregua em Cambucaes uma mãe me disse que tinha três filhos, um na escola em Cambucaes e dois na Adail Maria Tinoco, e um deles lhe pedira para comprar um computador de presente de fim de ano para os três, o que doera muito o coração dela; mas que ela ficou feliz quando soube que com o nosso programa receberia três em vez de um. Isto não tem preço e eu ganhei o meu dia ou o meu mês – recordou Zelão. 

Zelão também rebateu críticas segundo as quais não deveria distribuir os computadores para as crianças das escolas públicas, pois eles não saberiam utilizados direito ou iriam danificá-los rapidamente: "quem diz isto são pessoas que podem comprar computadores para os seus filhos e acham que os filhos dos menos favorecidos não merecem ou não saberiam usá-los; mas estamos preocupados, sim, em dar oportunidades iguais para todos, além do que os pais com certeza ajudarão a cuidar do material", afirmou. Os computadores são da marca "Positivo", no tamanho de 10 polegadas, na cor verde escuro, com capa e alça (próprios para crianças e jovens, como frisou Zelão).

Fonte: Ascom/SJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário