quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pág. 6 - O Observador

Compra de votos

E a maldita compra de votos está com os dias contados. Será? Segundo fontes, uma investigação e um serviço de inteligência estariam de olhos nos grupos políticos para impedir esse artifício. “Caso insistam, muita gente pode ser presa”, garantem as nossas fontes. Que os tais investigadores solicitem um volume grande de ônibus para Rio Bonito, porque caso seja comprovada a ‘brincadeira’, metade da cidade, inclusive muitos líderes religiosos iriam parar no xilindró.

Milícia

A tática de usar policiais, ex-militares ou jagunços no combate a compra de votos não é nova. Isso já acontece nas favelas e o expediente já foi utilizado em Rio Bonito. A dinâmica seguinte: o grupo político contrata uma espécie de milícia, que tem a responsabilidade de impedir a compra de votos. Entretanto, o impedimento visa cortar a compra apenas do grupo contrário. Resultado: sem concorrentes, o grupo que contratou a tal milícia fica livre para, com tranquilidade, e por um valor bem mais em conta, comprar quanto for necessário.

Queremos mudar?

Não se muda uma cidade ou um país sem mudar o seu povo! Enquanto prestarmos atenção nos governantes e não em nossos atos, tudo continua como dantes no Quartel de Abrantes.

Nos últimos anos...

... Temos dito que existe uma equação que não fecha. Queremos políticos "sérios e honestos", mas nós não somos "sérios e honestos"! Queremos políticos que governem “para” o povo e “pelo” povo, mas nós sempre nos aproximamos dos governantes pensando em ganhos particulares.

O que fazer?

Precisamos mudar as pessoas, não as coisas! As coisas serão mudadas a partir do momento que as pessoas mudarem a forma de agir. Pensar diferente disso é contribuir com a manutenção do que precisa ser mudado!

Declaração de bens

Analisando as declarações de bens dos candidatos que pleiteiam cargos públicos esse ano, nós concluímos que a Secretaria Municipal de Bem-Estar Social deveria mandar uma assistente social na ‘humilde residência’ de determinados políticos. O objetivo seria ver se eles não estão passando necessidades. Quem sabe, talvez eles estejam precisando de uma cesta básica! Aliás, tem pessoas que estão na vida pública a um, dois ou mais mandatos e afirmaram não ter bens a declarar.

Cobrar de quem?

Dias atrás, via Facebook, alguém reclamou que os problemas de Rio Bonito são todos depositados na conta do “coitado do prefeito”. Achamos interessante essa colocação e ficamos com uma dúvida. “A população iria cobrar melhorias e políticas públicas de quem? Do Supermercado Multimix? Do Banco do Brasil? Do pipoqueiro da Praça? Do restaurante Papaôla?”. É lógico que tem que ser da Prefeitura, setor que tem a função de gerenciar o município

Hospital Darcy Vargas

Algumas questões no HRDV precisam ser revistas! Por exemplo, a notícia de que 78% do orçamento vão para a Folha de Pagamento... Não dá! De acordo com a direção do hospital, porém, caso o município invista os cerca de R$ 300 mil (o déficit identificado pela direção do HRDV) necessários para sanear os prejuízos da unidade, esse percentual cairia para 50%, números bem mais aceitáveis que os atuais!

Em Silva Jardim...

... Onde o prefeito Marcello Zelão (PT) faz boa administração, nós acreditamos que em caso de reeleição, ele poderia chamar os seus opositores (eles não são muitos) e perguntar “o que eles querem para o município!”. O chefe do Executivo silvajardinense também deve questionar se eles conseguiriam, em apenas quatro ou oito anos, fazer tudo que idealizam. Caso consigam, que o prefeito peça emprestado a “varinha de condão” que esses mágicos usariam para transformar Silva Jardim numa Estocolmo em apenas quatro anos.

Pobre Zelão

Esse negócio de democratizar direitos, oferecer oportunidades de crédito para pobre (Moeda Social), construir escolas, construir Teatro, investir em Centro Cultural, oferecer merenda de qualidade, construir pontes (para dar acesso e garantir o direito de ir e vir) entre outras coisas, isso não está com nada! Prezado Zelão, a nossa dica é que o senhor seja simplesmente mais um parasita a sorver o erário público e terás muito menos aborrecimentos em sua gestão!

Textos

Algumas questões que nós levantamos nessa coluna e também nas mídias sociais deixam claro duas questões: as pessoas não lêem os textos na íntegra e muitos, embora leiam, não prestam a devida atenção no contexto. É comum as pessoas lerem apenas a manchete, talvez o primeiro parágrafo (que se chama lead) e sem entender a pretensão do texto já faz juízo de valor e acaba falando bobo!

Fraude no concurso

Diante das notícias de suposta fraude nos concursos públicos na Câmara de Vereadores de Itaboraí e Rio Bonito, alguém sugere uma matéria nesses moldes sobre os famigerados processos seletivos realizados pelas Prefeituras, de Rio Bonito e região. Nós, porém, achamos que a dinâmica do processo seletivo é diferente do concurso público. O cheiro de sacanagem é o mesmo! Mas no processo seletivo tem um psicólogo atestando que o candidato que gabaritou a prova, não foi chamado, porque não tem perfil para executar a função pleiteada. Perguntamos: “e quem vai discutir a decisão desse profissional?”.

Contudo...

... Caso algum candidato DESINTERESSADAMENTE tenha levado o caso ao Ministério Público e queira falar sobre o tema diante de um gravador, nós faremos a matéria (fora do período eleitoral, é claro!) com imenso prazer! A época, nós até conversamos com alguns insatisfeitos, mas concluímos que embora todos sintam o cheiro de maracutaia, a preferência é por fazer parte do jogo ou ficar calado para não “prejudicar a família riobonitense”.

Afirmação dolorida

É como sempre afirmamos para horror de alguns e alegria de poucos: em nossa sociedade existe uma equação que não fecha. Queremos políticos sérios mais nós não somos sérios; queremos políticos honestos, mas nós não somos honestos; queremos acabar com a corrupção, mas somos extremamente corruptos. A almejada RENOVAÇÃO que vemos um monte de gente pregando a cada esquina e nas mídias sociais, infelizmente não virá com nenhum político. Ela só virá quando o cidadão renovar as suas práticas, abandonar velhos hábitos e abrir mão dos pecados acariciados.

Um leitor esperto

No Facebook, um dos nossos seguidores chegou a uma perfeita conclusão. Disse ele: eu descobri que vocês não denunciam nada, vocês apenas falam aquilo que lhe convém! BINGO! Até que enfim alguém entendeu o trabalho jornalístico. Nós não denunciamos nada, apenas noticiamos ou informamos os fatos! Tanto é assim que as gravações e câmeras escondidas ou precisam ser autorizadas pela Justiça ou é a própria polícia que oferece as gravações. É assim que funciona, queira o leitor ou não!

EMES

E, no Espaço Municipal de Ensino Supletivo, local muito bem dirigido pela nossa eterna professora Suely de Paula, que coordena uma equipe muito competente, rolou mais um evento interessante nos dias três e quatro de julho. Entre muitas participações especiais destaque para os músicos Tião do Violão e Reinado Silva, exemplos de talento e simplicidade! Reinaldo, recentemente lançou o CD “Juntos”; e Tião, está com o CD prontinho esperando apenas a data para lançar o trabalho.

Falando nisso...

... Vamos destacar a importância do Estúdio Maverick, que é capitaneado pelo músico Marcelo Kaus, líder da Banda Maverick. Através da gravação de CDs dos artistas locais, Kaus tem contribuído de maneira importante para a projeção dos nossos operários culturais. Entre esses podemos citar o CD “Kaia na Real”, do músico e ativista Sander, que será lançado no próximo dia 11 de agosto, no Espaço Cultural Lona na Lua, às 20h. Faça planos de estar presente, porque o trabalho ficou excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário