terça-feira, 12 de julho de 2011

Rio Bonito pode ter clínica da Saúde do Estado

Denilson Santos

No dia 24 de setembro de 2010, Rio Bonito ganhou uma UPA, que nos próximos meses deve ter a companhia da Clínica da Saúde, também do Estado
Rio Bonito deve ganhar também uma Clínica da Saúde. Desde a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no ano passado, o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, em reunião com o prefeito José Luiz Alves Antunes e a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci de Andrade Dutra, já mostrava interesse em construir a clinica num terreno ao lado da UPA 24 horas. Nessa semana, foi assinado o termo de cessão de uso do terreno para que o Governo do Estado realize a obra.

A notícia foi muito comemorada pela secretária de Saúde, Maria Juraci Dutra, que afirmou que essa nova unidade ambulatorial vai focar no atendimento da atenção básica dos moradores da Praça Cruzeiro. Segundo ela, essa é uma experiência que a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro vem fazendo com muito sucesso, e que os Governos do Estado e Federal copiaram e irão implantar em outras cidades.

A Clínica da Saúde contará, inicialmente, com equipes de Saúde da Família, compostas, cada uma, por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. Além disso, um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal também atuarão junto com as equipes. Serão oferecidos os serviços de consultas médicas (adulto e pediatria), de enfermagem, de pré-natal e saúde bucal. Exames laboratoriais, teste do pezinho e vacinas também estarão à disposição da população, além de tratamento e acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase.

O modelo Clínica da Saúde oferece ao cidadão um atendimento personalizado e tem como foco a atenção primária e a promoção de saúde, além da atuação na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. “O Governo do Estado vai construir a Clínica da Saúde no mesmo molde da UPA, utilizando material pré-moldado. Isso, com certeza, vai agilizar o andamento da obra”, ressalta Maria Juraci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário