sábado, 30 de julho de 2011

Pág. 12 - Os Valores Humanos

Dr. João Jorge Nogueira.

  Meus queridos leitores, eu vou continuar a escrever sobre a vida diária, mas vou colocar o tema principal.
  Eu normalmente não vejo novela, aproveito o tempo para ler, estudar, escrever, etc., mas meu amigo, Marcos Arruda, da Comunidade Solidária, me enviou um e-mail, para assinar um manifesto para a censura não tirar do ar a novela “Amor e Revolução”, do SBT, que tratava da censura durante a ditadura militar.
Assinei e me interessei para ver, para olhar a ótica de quem escreveu a novela. Lógico que não a vejo sempre, talvez, um ou dois dias por semana, devido aos meus compromissos. Como ela vem após o programa do Ratinho, que não me atrai, liguei a TV na Globo, onde estava passando “Insensato Coração”.
Bastou um capítulo para eu ficar chocado com a deturpação dos valores humanos que eu acredito. Perdoem-me se eu errar os personagens. Mas o Léo estava se justificando de seus erros, de sua patologia de destruir a família, pelo fato do seu pai, na infância, gostar mais de seu irmão Pedro do quem dele.
Se nós formos por aí, vamos justificar todas as atrocidades pela nossa educação? E onde fica o livre arbítrio? Meu pai gostava mais de minhas irmãs que de mim, e eu não virei marginal. Porque além da educação, existe o livre arbítrio que Deus nos deu. Ou seja, nós escolhemos como vamos reagir perante o mundo. Ou nos fazemos de vítima e colocamos a culpa em nossos pais (coitados, só podiam dar o que receberam) ou assumimos a nossa responsabilidade perante o mundo.
Foi isso que eu fiz e você também pode fazer, é só querer. Só depende de você! Pare de se vitimizar! Colocar a culpa em alguém é mais fácil e mais cômodo, mas não resolve, porque você continua com o problema.
Assumir sua responsabilidade é evoluir, crescer e encontrar sua autonomia que te levará à felicidade, à paz. Quem se faz de vítima acaba doente. Se você não consegue sozinho, peça ajuda.
Até a próxima...

Workshop: A Mente e o Adoecer. Dias 12 a 14 de agosto de 2011.
Informações e inscrições com: Sara pelo tel.: 3634 7766.
Janete pelo tel.: 2635 3563 e Lenita pelo tel.: 2543 4001.
         João Jorge Cabral Nogueira é Médico, Professor e Escritor. Psicoterapeuta, Diretor do Instituto AmanheSer, Analista e Sintetista Transacional, membro do Colégio Internacional dos Terapeutas, Professor dos Cursos de Pós-graduação em Hipnose Clínica na Uni-IBMR/SOHIMERJ e SPEI/IBH e autor dos livros Autoscopia e Criança de Luz.
            Perguntas, sugestões ou críticas para o autor através do e-mail: joaojorgecabral@yahoo.com.br Conheça nosso instituto onde ocorrem nossos cursos: http://www.institutoamanheser.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário