sábado, 30 de julho de 2011

Pág. 6 - O Observador

Duro golpe

AUTI está funcionando desde o último dia 1º de agosto
Com a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a Unidade de Oncologia, no Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), a perversa política do leva e trás sofreu um duro golpe. Sendo assim, parece que os discursos políticos finalmente irão evoluir. Ou seja, aquela repetitiva lenga-lenga do “tem que investir em Saúde”, dará lugar a propostas de geração de emprego, renda e qualificação profissional.

HRDV

A preocupação de algumas pessoas, quanto ao gerenciamento dos recursos do hospital, é relevante. Porém, quem tiver dúvidas sobre o gerenciamento da casa, deve pedir os balancetes e prestação de contas, que são públicos e a instituição não se nega a mostrar.

Reflexão

Também achamos muito estranho a perpetuação do presidente Luis Gustavo Martins na presidência do HRDV (10 anos). Em 2010, por exemplo, ele queria passar o cargo, mas ninguém apresentou chapa para substituí-lo. Resultado, ele continuou. Será que ninguém acha estranho, essa inércia da sociedade, que critica, especula, tira conclusões, mas continua de braços cruzados e não se mobiliza para mudar aquilo que parece incomodar? Até quando vamos ser cínicos?

Vamos reclamar!

As reclamações relacionadas ao hospital, que, é claro, têm as suas falhas, deveriam sair dos bancos das praças e balcões de botequim, para a Ouvidoria, um serviço que o HRDV dispõe e pode ser acessado através do telefone 0800 282 2136 ou pelo e-mail: ouvidoria@darcyvargas.com.br.

Sinal de Trânsito

Foto de Rogério Rodrigues
Dia desses, o sinal estava desativado e um Guarda Municipal controlava o tráfego de veículos. Eu parei, atendendo a sinalização do guarda, mas um filho sem mãe ficou atrás de mim buzinando. Será que era para mim ou para o guarda?

Estacionamento

Muita gente reclama do volume de veículos nas ruas da cidade. Porém, num passado recente, eu não sei se o amigo lembra, a Prefeitura implantou o Estacionamento Rotativo, que é uma alternativa muito interessante. Entretanto, foi um chororô desgraçado, sobretudo daqueles comerciantes que têm o hábito de ir trabalhar de carro e estacionam na frente da loja.

Agente de Trânsito

Eu já perdi a conta dos desordeiros que são contrários a implantação desse serviço, pelo simples fato de acharem mais cômodo estacionar em fila dupla e “ir ali rapidinho” pagar uma fatura, comprar uma “bobeirinha”, entre outras coisinhas “comuns” à Rio Bonito!

Estacionamento na ferrovia

A Avenida José Luiz Antunes tem sido de muita serventia. Entretanto, o local destinado ao estacionamento é do lado oposto ao da estrada de ferro. Contudo, a impressão que temos é que os motoristas que estacionam os seus carros na linha do trem deixam o bom senso no porta-malas.

Puxão de orelha

Cidadãos de outros municípios copiam o nosso mal exemplo
Dia desses, no Centro de Rio Bonito, uma Kombi do Conselho Tutelar de Silva Jardim estava estacionada sobre a ferrovia. Nós fotografamos e postamos a foto no nosso perfil no Facebook (FB). Momentos depois, o prefeito Marcelo Zelão, também via FB pediu desculpas aos riobonitenses pela falha do seu funcionário e informou que ele foi advertido!

Para quem acha...

... Que os sites de relacionamentos servem apenas para bisbilhotar a vida alheia, está aí, a prova que problemas administrativos e sociais podem ser solucionados através dessas ferramentas.

Todavia...

... É muito provável que o motorista silvajardinense tenha estacionado na ferrovia, simplesmente porque os veículos – de Rio Bonito – também estacionam. Realmente ele falhou, mas nós riobonitenses também falhamos. Eu não tenho dúvidas que o nosso exemplo, negativo, o induziu ao erro.

Fiscalização na Praça 

Alguns estudantes realmente não entenderam o propósito das autoridades com a fiscalização a ociosidade nas praças e logradouros públicos da cidade. É que a Rua e a Praça são lugares de OPORTUNIDADES. É onde você come pipoca, pega uma gatinha, bate papo com os amigos, espera o ônibus, compra jornal, faz manifestações, participa de eventos cívicos, expõe trabalhos escolares, comemora a vitória do seu time, leva os filhos (quem os têm) para brincar, mas também recebe convites para fumar, cheirar e traficar um bagulhinho.

O problema...

... É que no passado, os pais, em sua grande maioria, eram seres racionais e preocupados com essas tais OPORTUNIDADES. Os filhos eram monitorados e observados. Responsável relaxado era minoria. Muitos, meninos e meninas, ainda conseguiam “fazer coisas feias”, mas a maior parte das “traquinagens” era impedida pela vigilância dos responsáveis. A impressão que temos é que mais uma vez, as autoridades estão assumindo a figura dos pais.

Aliás...

... Nenhum desses jovens que está nas praças, mesmo que estejam fazendo alguma coisa errada, estão sendo culpado pelos crimes recentes da nossa cidade, mas eles podem ser futuras vítimas. Vale ressaltar, que crianças e adolescentes estão extremamente expostas às drogas e aos aliciadores, por tratar-se de um grupo que quer experimentar de tudo e acha legal contrariar normas e leis. Mas alguns pais parecem que nunca foram crianças!

Você lembra?

Monsenhor Antônio Gens
No tempo que não existia Conselho Tutelar, o saudoso Monsenhor Antonio de Souza Gens, diariamente, pegava o seu Jipe e circulava por todo município buscando alunos “gazeteiros”. Ou seja, já existiam pais relapsos e meninos aprontando. A propósito, quem não se lembra das meninas que dobravam as instigantes saias plissadas na cintura, com o único objetivo de expor as coxas?

Reflexão

À época, os estudantes malandros também ficavam indignados e revoltados com a postura do padre. Mas nenhum aluno morreu por causa disso! Pelo contrário, algumas mortes – histórias que deram muita repercussão – só ocorreram porque as vítimas não seguiram o que era ensinado nas aulas de religião, Educação Moral e Cívico, os aconselhamentos do Serviço de Orientação Educacional (SOE), os puxões de orelha do Monsenhor, a rigidez das igrejas protestantes e os aconselhamentos domésticos.

Festival da Canção

Algumas pessoas disseram que faltou um pouco de Rock no festival! Nós concordamos, mas lembramos que as inscrições estavam abertas e foram até prorrogadas. Se as pessoas não se inscreveram, o problema não é da organização do festival. Tem que fazer uma crítica, não é?
Bruna Matos foi a vencedora do Festival da Canção de 2011 com melodia "Amanhecer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário