domingo, 24 de julho de 2011

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” debate vida familiar e investimentos para a área de Saúde

Jordana Marinho (E), Marcelo Massao e Melissa Cardoso debatem a importância da família para a sociedade
O programa “O TEMPO EM RIO BONITO” desse domingo (24/07) debateu assuntos que influenciam de forma significativa a sociedade. Para falar sobre família, o primeiro tema tratado, o jornalista Flávio Azevedo recebeu os coordenadores do III Avivamento de Famílias (Avifa), Melissa Cardozo e Marcelo Massao. O Avifa acontece no próximo domingo (31), no CIEP de Rio Bonito, das 9h às 17h; e foi criado pela comunidade católica com objetivo de ajudar as famílias. A programação tem a proposta de estimular valores morais e religiosos para o fortalecimento familiar.


Também recebemos para discutir esse tema, a assistente social, Jordana Marinho. Embora ela tenha deixado claro que a ausência de Deus tem assoberbado os inúmeros problemas que tem atingido a sociedade, ela também trouxe uma visão acadêmica para o debate.

Para ilustrar a sua fala, a assistente social recorreu aos conceitos de “liquidez” do sociólogo polonês, Zygmunt Baumam, que aponta os conceitos da modernidade como líquidos, extremamente instáveis, sempre pautados na velocidade do dia-a-dia e no consumo, sobretudo nas grandes cidades.

Também participou da conversa a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, que defendeu a ideia de instrumentos de proteção para o jovem, “porque ele está muito exposto às drogas e a uma série de fatores problemáticos que aproveitam as interrogações próprias da idade para dominá-los”, ponderou a secretária.

A secretária Maria Juraci Dutra diz que "com a implantação da UTI no HRDV,
a saúde Rio Bonito vai para outro patamar em termos de qualidade".
No segundo momento do programa, a secretária municipal de Saúde, Maria Juraci Dutra, falou sobre a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional Darcy Vargas, que acontece amanhã, por volta do meio-dia, com a presença do governador Sérgio Cabral; e do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes; discorreu sobre os benefícios desse novo equipamento para a área de Saúde do município; e ressaltou a importância da UTI para que Rio Bonito se torne referência para os setores de Ortopedia e Oftalmologia.

Ela também abordou a importância do Centro de Oncologia Rio Bonito (Unacon), que também será entregue a população e apresentado ao governador e sua equipe – unidade para o tratamento do Câncer. Segundo Juracy, além do ganho em Saúde, o novo setor vai conseguir trazer, sozinho, para a economia local, cerca de R$ 5 milhões.

A “Rede Cegonha”; um programa que visa melhor atender gestantes e vai trazer investimentos importantes para o setor de Maternidade do HRDV; e os investimentos em Saúde Mental, através da implantação da Residência Terapêutica (inaugurada na última sexta-feira), a morosidade na liberação de alguns exames, quais estratégias estão sendo implementadas para fortalecer a rede básica de saúde, entre outros assuntos, também estiveram na pauta da secretária durante o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário