sábado, 30 de julho de 2011

Pág. 2 - Editorial/Edição 16 (Julho/2011)


Não faça parte desse clube!

A parceria com as drogas tirou a vida da cantora Amy Winehouse aos 27 anos
A vida e a história da cantora, Amy Winehouse, encontrada morta, no último sábado (23), no seu apartamento, em Londres, segue um roteiro escrito por outros artistas e celebridades de talento. Infelizmente, Amy é mais uma que parte de forma prematura por ter fechado parceria com as drogas.

Brian Jones
Não são poucas as celebridades que embriagam jovens e adolescentes ao ostentarem fama, riqueza e uma suposta liberdade. Entretanto, as luzes e o glamour escondem uma soturna realidade: vida dissoluta, escândalos, prostituição, dependência de drogas, mentira, entre outras coisas.

Jimi Hendrix
Para que você entenda o contexto dessa reflexão, vale destacar que a cantora Amy Winehouse é a mais nova integrante do Clube 27, que tem além dela, grandes ídolos do rock que morreram, coincidentemente, aos 27 anos.
Entre eles estão figuras lendárias como o guitarrista Jimi Hendrix, a cantora Janis Joplin, o vocalista do The Doors, Jim Morrison; Kurt Cobain, ícone do movimento grunge e líder do Nirvana; e Brian Jones, um dos fundadores da banda Rolling Stones. Mas o que eles têm em comum além do gosto pela música? Simples, talento e dependência de álcool e drogas.

Janis Joplin
Penso que em países como o Brasil, as drogas servem como pano de fundo para manter uma lógica perversa, cruel e nada glamorosa. Na América do Sul, os consumidores de drogas são protegidos e os fornecedores, sobretudo se são frutos dos morros e comunidades pobres, são fuzilados.
O resultado de transformar consumidores de drogas em vítimas é que essas substâncias proliferaram entre os jovens, principalmente os filhos das classes abastadas, que se habituaram a realizar festinhas regadas a álcool e drogas. Os pais, porém, ignoram essa realidade e ainda criticam aqueles que tentam alertar sobre o perigo que ronda os seus pupilos.

Jim Morrison
Vale lembrar também, que os morros e favelas, sempre demonizados pela sociedade, apenas fornecem jovens sem horizontes e/ou perspectivas para atuarem como soldados do tráfico. São indivíduos abandonados pelo estado, que por alguma fragilidade emocional ou intelectual não têm forças para resistir os falsos e momentâneos prazeres oferecidos pela droga.
Depois de muito observar esse cenário medonho e catastrófico, eu entendi que essa lógica perversa interessa a alguém que percebeu ser a droga, um eficiente meio de alienação. Com ela é possível afastar os jovens da luta por um estado democrático. Viciados e traficantes estão sendo ludibriados. Pensam que estão livres, mas estão adormecidos, acorrentados e imóveis para lutar por uma sociedade “paz e amor”.
As drogas fazem parte de um coquetel alienante, que inclui filmes de violência, gêneros musicais ensurdecedores e a busca desenfreada pelo sucesso, que deve ser conquistado a qualquer preço.

Kurt Cobain
Concluo, afirmando que está em nossas mãos a mudança. Podemos continuar ‘fumando, bebendo, injetando, cheirando e se alienando’... Ou podemos arregaçar as mangas para pensar um futuro melhor e lutar por ele. Eu farei o possível para impedir que a minha filha, hoje, com quatro anos, tenha um futuro igual ao de Amy Winehouse. E você, deseja que o seu menino tenha um futuro similar ao do Jimi Hendrix, que morreu afogado no próprio vômito enquanto estava doidão?

Mas o que fazer? Bem, pode parecer meio quadrado, mas a Bíblia, no livro de Deuteronômio (6.5-9), responde. Diz assim: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Curiosidades


Brian Jones e Jimi Hendrix, assim como outros artistas tinham muito talento e grande afinidade com as drogas. São integrantes do "Clube 27", por terem morrido aos 27 anos e no auge da carreira.
Jimi Hendrix: O guitarrista americano nasceu em 27 de novembro de 1942 e morreu em 28 de setembro de 1970. Segundo o médico que o atendeu, ele teria se afogado em seu próprio vômito, em decorrência de overdose de remédios para dormir.

Janis Joplin: A cantora nasceu em 19 de janeiro de 1943 e morreu em 4 de outubro de 1970. De overodese de heroína, em Los Angeles (EUA).

Jim Morrison: O vocalista do The Doors nas ceu em 8 de dezembro de 1943 e morreu em 3 de julho de 1971. Ele foi encontrado morto na banheira de seu apartamento, em Paris. Apesar de a morte oficial ser ataque de coração, suspeita-se que ele tenha morrido de overdose de heroína.

Brian Jones: Nasceu em 28 de fevereiro de 1942 e morreu em 3 de julho de 1969. Encontrado morto na piscina de sua casa, na Inglaterra, o músico, um dos fundadores da banda Rolling Stones, teria sido vítima de ingestão excessiva de álcool e drogas.

Kurt Cobain: Nasceu em 20 de fevereiro de 1967 e morreu em 5 de abril de 1994. Ícone do movimento grunge, o líder do Nirvada foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa, em Seattle (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário