sábado, 30 de julho de 2011

Pág. 12 - Cuidado com a sua postura!

*Luis Francisco Soares Filho

Este mês é um período de férias. Para muitas crianças e muitos pais, uma época para viajar. São muitas as opções de malas e mochilas para abrigar os pertences. As viagens, geralmente são de longa distancia, e, as camas de hotéis, são inadequadas, predispondo diferentes tipos de dores.
O excesso de peso nos ombros proporcionados por mochilas pesadas pode vir a provocar dores na base da coluna, além de dores musculares e, a médio e longo prazo, pode provocar deformidades.
A escolha da mala é essencial. A preferência é sempre escolher a mala com rodinhas, que evita o peso nos ombros. Fique atento com o tamanho da alça retrátil da mala, porque ela deve ter um tamanho que você não precise inclinar o corpo para segurá-la.
Se a viagem for para um local em que malas de rodinhas não trarão facilidade na hora do transporte, como montanhas e longas caminhadas, preste atenção nas alças. Elas têm que ser reforçadas, almofadadas e oferecer o máximo de conforto possível. Outro fator importante é nunca carregar a mochila em um ombro só.
Independente se a escolha for mala ou mochila, ande sempre com a postura ereta, com os braços caídos e pés firmes no chão. Observe também se a bagagem puxa o corpo para um dos lados. Se isto acontecer, equilibre-se!
Ao sentar, mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés deverão ficar apoiados inteiramente no chão, a cabeça ereta e os olhos voltados para frente. Os joelhos deverão ficar em ângulo de 90º (graus) em relação aos quadris e os ombros relaxados.
Em pé, mantenha o peso do corpo distribuído entre ambas as pernas. Os pés deverão ficar apoiados no chão e voltados para frente. Contraia os músculos abdominais e os glúteos periodicamente, mantenha a cervical alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Se você permanecer longo período de tempo na mesma posição, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto.
Ao elevar um objeto pesado do chão, abaixe-se com as pernas flexionadas e a coluna reta. Ao dirigir horas seguidas é importante manter as costas retas, perfeitamente apoiadas no encosto. Ao caminhar é importante manter as costas retas, o abdome contraído e olhar para frente. O sapato deve ter salto de base larga e, no máximo, quatro centímetros de altura.
Evite dormir de bruços, pois além de forçar a coluna, dificulta a respiração. A melhor maneira é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro e outro entre as pernas. O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio, para não alterar a curvatura da coluna. Use um colchão ortopédico, de acordo com o seu peso e a sua altura.
Para prevenir, é preciso mudar os hábitos e adotar uma postura saudável. Em casa ou no trabalho, sentado ou em pé, dormindo ou dirigindo, é importante estar atento e observar se a sua postura está correta
Se você não conseguir manter uma boa postura por causa da dor é bem provável que a sua musculatura já esteja adaptada ao erro. É importante, então, fazer uma avaliação médica ou consultar um especialista para orientações específicas.

*Luis Francisco Soares Filho é fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário