quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pág. 9 - Matheus Neto apresenta os investimentos e projetos do município para Segurança

Flávio Azevdo

O vice-prefeito Matheus Neto durante a apresentação
A palestra do vice-prefeito Matheus Neto, sobre os investimentos do município na Segurança Pública de Rio Bonito, foi um dos pontos altos da reunião entre a sociedade civil organizada e as autoridades políticas e policiais do município, que aconteceu no Esporte Clube Fluminense, na noite do último dia 21 de junho. A apresentação do vice-prefeito foi classificada por um dos organizadores do encontro, um “balão de oxigênio”, diante do que já havia sido dito.
Por estar acompanhando mais de perto as ações do município, Matheus recebeu do prefeito José Luiz Antunes (DEM), a responsabilidade de reportar aos presentes, o que a Prefeitura está realizando em prol da Segurança, dentro da sua esfera de ação. Com auxilio de um data show e gráficos demonstrativos, ele discorreu sobre o tema por cerca de 15 minutos.

Apresentando os investimentos do município a partir de 2005, quando o prefeito José Luiz Antunes assumiu a Prefeitura, o vice-prefeito Matheus Neto abordou as ações direcionadas a iluminação pública, apontada, inclusive, pelo Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, como um dos principais investimentos para o setor. Presente na solenidade de implantação e posse do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da cidade, no dia 17 julho de 2009, o secretário disse, à época, que “segurança não se faz apenas com policiais, mas também com ruas bem iluminadas”.

Outras ações

O vice-prefeito garantiu que a Prefeitura Municipal não vai medir esforços para devolver ao cidadão riobonitense, a tranquilidade e a Segurança que eram as marcas de Rio Bonito. Ele comentou sobre a ampliação do sistema de monitoramento da cidade, que, hoje, conta com 15 câmeras. “O município vai adquirir quatro novas câmeras e vai trocar as lentes de algumas que já estão instaladas para aumentar a precisão do equipamento”.

A criação de uma Central de Inteligência (CI), que deve funcionar no prédio da Defesa Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi abordada por Matheus.
– Esse local receberá todos os telefonemas referentes a socorro, seja para a Defesa Civil, para o SAMU ou direcionados a Segurança. O objetivo é dar agilidade a resposta ao chamado. Nessa central, nós teremos contato direto com os guardas municipais, com a Delegacia e com a Polícia Militar – destacou.

Ainda segundo Matheus, para tornar a cidade mais segura, a Guarda Municipal precisa estar mais bem equipada. “Em 2005, quando assumiu o município, o prefeito encontrou a Guarda Municipal com um efetivo de apenas 13 homens e um veículo. Hoje, nós temos 56 guardas e oito veículos, sendo quatro carros e quatro motos”, frisou.

A visita a 14ª edição da Exposec (Feira Internacional de Segurança), realizada em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de maio, também foi comentada pelo vice-prefeito. “Algumas coisas em especial nos chamaram a atenção, principalmente aquelas que representam prevenção. Por exemplo, vimos lá vários tipos de rádio de comunicação, que podem dar mais agilidade aos nossos guardas, que no futuro, poderão atuar com armas não letais, como o spray de pimenta”.

A consultoria feita ao especialista em Segurança, Paulo Storani, também foi comentada pelo vice-prefeito. “Ele informou que investimentos em Segurança precisam ser feitos em curto, médio e longo prazo e o segredo do sucesso nesse setor é o investimento em inteligência (equipamentos) e estratégia (treinamento do pessoal)”, ponderou Matheus.

Concluindo, o vice-prefeito destacou que a Segurança da região deve ser pensada também em parceria com os municípios vizinhos.
– Se Rio Bonito fizer o dever de casa, investir da maneira correta, mas os municípios que estão ao entorno do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), não tiveram essa preocupação, nós vamos continuar sendo alvo da bandidagem. Por isso, existe uma câmara temática do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Coleste), que está discutindo esse assunto de maneira regional – informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário