quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pág. 15 - Rodrigo Medeiros anuncia a implantação da “ronda escolar” nas escolas de Tanguá

Flávio Azevedo

O secretário Rodrigo Medeiros durante a reunião com os professores
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou no último dia 21 de junho, durante reunião com os professores da rede pública municipal, que policiais da 2ª CIA de Polícia Militar “já estão fazendo “ronda escolar” em todas as unidades escolares tanguaenses”. A iniciativa partiu do comandante do 35º BPM, Cel. César Tanner, durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), de Tanguá, no último dia 12 de junho, em Duques.
– Vários assuntos que ficaram pendentes na reunião anterior (maio) foram resolvidos durante o CCS de junho. O Cel. César Tanner entendeu a nossa necessidade e decidiu implantar a ronda escolar. Esse instrumento será muito importante, sobretudo para combater o tráfico de drogas na porta das escolas, uma situação que muito nos preocupa – destacou Medeiros.
Segundo o secretário, a insegurança na porta das escolas, inclusive, com registros na 70º DP (Tanguá), e em várias oportunidades, noticiada aos policiais da 2ª CIA da PM do município, vem se repetindo sistematicamente. “Foi através do CCS que nós conseguimos sensibilizar o Cel. Cesar Tanner da necessidade de executar a “ronda escolar”, ponderou.

Atenção especial

As escolas municipais, Vereador Manoel Novis da Silva, na Vila Côrtes; Ernestina Ferreira Muniz, em Posse dos Coutinhos; e Manoel João Gonçalves, em Duques; de acordo com Rodrigo Medeiros, são as mais assediadas pelos traficantes e aliciadores de jovens, por conta da faixa etária dos alunos. “Nessas unidades estão estudantes que estão cursando o 2º segmento, do 6º ao 9º ano. Por serem em sua maioria, adolescentes ou pré-adolescentes, eles são os alvos preferidos dos bandidos. Mas a polícia vai dar uma atenção especial a essas unidades”, comentou.
Na última reunião do CCS (12/06), o coronel César Tanner teria dado a entender que os funcionários das escolas poderiam combater essa modalidade de tráfico, “porque os bandidos que praticam esse delito geralmente não estão armados”. O secretário discorda e citou um homicídio que aconteceu recentemente, no bairro de Duques, que estaria associado ao tráfico de drogas.
– Eu concordo que em Tanguá, todos sabem quem está envolvido no tráfico de drogas, entretanto, o cidadão comum não tem como confrontar a criminalidade. Se os funcionários da escola podem intervir, porque o padeiro não faz? Porque o entregador de gás e o balconista da loja, não agem? Somente os funcionários das escolas? Eu não acho isso correto, porque os nossos funcionários não têm formação para atuar além dos muros da escola – analisou Medeiros.

Financiamento da Segurança

A contratação dos serviços do policial militar que está de folga, pela Prefeitura Municipal, também foi uma alternativa apresentada pelo coronel, mas essa opção também não agradou. Segundo Medeiros, destinar recursos da Educação para a Segurança não é correto.
– Nada contra aos policiais, mas não sou eu que tenho que investir em ronda escolar. Formação e qualificação do professor e pessoal de apoio fazem parte da nossa natureza. Dotar a escola com equipamentos modernos e utensílios adequados é atribuição nossa, assim como remunerar bem os profissionais da Educação – o contrário disso é assumir responsabilidades que não são naturais a Educação.

Patrulhamento

Durante a reunião com os diretores de escolas do município, Rodrigo Medeiros informou que a ronda ficou dividida em três regiões, de acordo com os Postos de Policiamento Comunitário (PPC), ou DPOs. O PPC de Riachão ficou encarregado de visitar as escolas, Professora Paulina Porto (Posse), Ernestina Ferreira Muniz (Posse) e Castro Alves (Ipitangas).
O PPC de Duques vai fazer a ronda nas escolas, Mutuapira, Manoel João Gonçalves e Visconde de Itaboraí (Duques), Jacinto Costa (Ipitangas), Dearina Silva Machado (Pinhão) e Zuquerina Rios (Bandeirantes II).
Já as escolas da área urbana, Padre Thomas Pieters (Vila Côrtes), Vereador Manoel Novis da Silva (Bandeirantes I), Vereador Antonio Duarte Lopes (Centro), Fernanda Suellen da Silva Gripp Sampaio (Pinhão), Yasmin Macedo (Centro) e a Escola de Qualificação Profissional, serão visitadas pelos policias do Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário