quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pág. 3 - Sociedade debate Segurança Pública de Rio Bonito com autoridades políticas e policiais

Flávio Azevedo

Autoridades reunidas durante o debate sobre Segurança Pública
O Esporte Clube Fluminense sediou na noite do último dia 21 de junho, um encontro da sociedade civil organizada de Rio Bonito com as principais autoridades políticas e policiais da cidade. O objetivo do encontro foi debater as fragilidades da Segurança Pública do município, que está sendo sacudido por uma onda de violência que está amedrontando os moradores. A coordenação da reunião foi do grupo organizou a passeata por Segurança no dia 23 de maio e organizou o Movimento Pró Segurança que aconteceu no dia 30 maio.

O delegado titular da 119ª DP (Rio Bonito), Paulo Henrique da Silva Pinto; o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, Cel. César Tanner; o deputado estadual, Marcos Abrahão (PT do B); o presidente da Câmara de Rio Bonito, vereador Marcus Botelho (PR); o prefeito, José Luiz Antunes (DEM) e o vice-prefeito, Matheus Neto; compareceram para debater o assunto. A deputada federal, Solange Almeida (PMDB), não pode comparecer por conta de compromissos de ordem particular.

A parlamentar, porém, agendou uma audiência dos líderes do movimento com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. O encontro aconteceu na manhã da última terça-feira (28), no gabinete do secretário.

Declarações

Mediado pelo jornalista Flávio Azevedo, o encontro foi iniciado com cada autoridade respondendo a mesma pergunta: “o que fez, está fazendo e fará para devolver a SEGURANÇA e TRANQUILIDADE aos riobonitenses?”. O Delegado Paulo Henrique foi o primeiro a falar. Ele destacou que em um ano, oito delegados passaram pela 119ª DP e afirmou que “não dá para executar um trabalho satisfatório dessa maneira”. Ele voltou a dizer que não está de passagem, afirmou que veio para ficar, “e principalmente para trabalhar”.
– Nós precisamos de pelo menos de seis meses para conhecer o município, mas com tantas mudanças isso não é possível. Estamos efetuando prisões, apreensões e temos uma boa relação com a Polícia Militar, mas o nosso principal parceiro é a sociedade que deve nos municiar com informações como tem acontecido – ponderou.

Destacando o baixo número de policiais que dispõe para atender Rio Bonito e os demais municípios que estão sob a jurisdição do 35º BPM (Silva Jardim, Tanguá, Cachoeira de Macacu e Itaboraí), o coronel César Tanner disse que tem em mãos “um cobertor curto, porque quando se cobre um lado o outro fica descoberto”. Ele disse que o novo comandante da 3ª CIA da PM de Rio Bonito, o tenente José Arthur Grusman é um policial que gosta do combate e destacou que ele é integrante da P2 do 35º BPM.
– Estamos em alerta, porque recebemos a informação que bandidos da Praça Cruzeiro ameaçaram queimar os ônibus que circulam no bairro. Diante disso, nós aumentamos o número de policiais na cidade. A troca de tiros que aconteceu no bairro mostra que estamos atuando e as prisões estão acontecendo. Mas teremos que nos acostumar a essa nova realidade – comentou.

Autoridades políticas

Depois de apresentar cópias de pedidos feitos da tribuna da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), desde 2004, o deputado estadual, Marcos Abrahão, que integra a base governista do governo do estado disse que a prioridade do governador são as Unidades Polícia Pacificadoras (UPP). Abrahão ressaltou não ter influência no troca-troca de delegados e comandantes do 35º BPM. “Isso não existe!”.

Sempre polêmico, o parlamentar causou mal estar quando disse que “precisamos deixar de ser hipócritas e repensarmos as nossas ações. Quem aqui nunca deu a chave do carro para o filho menor? Quem nunca deu uma moto de presente para o filho menor? Quem nunca telefonou para um vereador ou para o deputado pedindo a liberação do filho que estava preso na blitz? Eu já recebi vários telefonemas, inclusive, de muitos dos senhores que estão aqui!”, disparou.

O presidente da Câmara, vereador Marcus Botelho, destinou as suas palavras às drogas e destacou que elas são o principal combustível da violência e da insegurança que nós vivemos. “Precisamos pensar e refletir sobre isso”. Já o prefeito José Luiz Antunes, que passou a palavra para o vice-prefeito Matheus Neto apresentar as ações da Prefeitura na área da Segurança Pública, lembrou que “muito se fala do envolvimento dos jovens com as drogas, mas, às vezes, esquecemos que muitos adultos estão envolvidos e dando mau exemplo”.

Nota da Redação: prover Segurança Pública não é como cortar ou plantar uma árvore, liberar um exame médico, trocar uma lâmpada queimada, conseguir um caminhão de barro ou uma cesta básica. Também não basta só investir em equipamentos. Nós estamos falando de mudança de hábitos e abrir mão de privilégios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário