terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Programa “O TEMPO EM RIO BONITO” recebe integrantes do projeto “Lona na Lua”

Flávio Azevedo

Integrantes do projeto no Estúdio da Rádio Sambê, em entrevista ao jornalista Flávio Azevedo
Encerrando as atividades em 2011, o programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, recebeu no último dia 18 de dezembro, os integrantes do projeto “Lona na Lua”, movimento cultural que nos últimos anos se destaca no cenário municipal, regional e, agora, também em âmbito estadual. O espetáculo “Quem Casa Quer Casa”, que esteve em cartaz no Espaço Cultural Lona na Lua, na Mangueirinha, em Rio Bonito, entre os dias 9 e 18 de dezembro (somente nos fins de semana) é a prova da ascensão do projeto e dos seus artistas.

O espetáculo foi montado porque o “Lona na Lua” foi selecionado junto de outras 15 companhias do estado para participar de um projeto da Secretaria Estadual de Cultura, que aconteceu em novembro, no Teatro Laura Alvim, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O Festival Martins Pena de Teatro teve um representante de Rio Bonito e região pela primeira vez. De acordo com o diretor e idealizador do projeto, o ator Zeca Novais, o espetáculo é uma comédia de costumes e quem não assistiu perdeu a oportunidade de ver uma das melhores atuações dos seus pupilos.

– Nós buscamos trabalhar em cima das caricaturas dos personagens de Martins Pena, valorizando o exagero e estamos convencidos que Rio Bonito gosta de teatro e, sobretudo que valoriza os artistas locais. Eu gostaria, inclusive, de agradecer o carinho que a população tem dispensado ao projeto Lona na Lua. É comum ouvirmos as pessoas dizerem que em Rio Bonito só o que é de fora é valorizado, mas conosco está acontecendo o inverso – comentou.
Nos estúdios da Rádio Sambê compareceram os artistas Larissa Moraes, Rafaela Dias, Victor Hugo, Bruno Siqueira, Nathan Duarte, Lucas Madureira, Lauany Fabbreschi, Rodolfo Freiras, Ana Ariel Perrone, além de Zeca Novais. Fotografando e gravando o momento, o colaborador Marlon Lopes. O diretor do Lona na Lua fez um balanço positivo do ano de 2011 e projeta um 2012 de muito sucesso para a Cultura de Rio Bonito.
– Os nossos artistas estão crescendo bastante. Estamos conseguindo aprovar micro-projetos na Secretaria Estadual de Cultura e um deles já será realizado na Serra do Sambê, no próximo dia 8 de janeiro. “O Lona na Lua Vista a Serra do Sambê” é uma homenagem a esse bairro que nos recebeu de coração aberto quando nós ainda estávamos começando a nossa trajetória em 2009. Vamos levar muita alegria e diversão aos moradores daquele bairro – anunciou Novais.

Os artistas

Terminado o programa, a galera do projeto se confraterniza na Rádio Sambê.
A direção musical do espetáculo é de Larissa Moraes, que compôs as músicas de “Quem Casa Quer Casa” junto com Zeca Novais, Nathan Duarte e Rafaela Dias. Depois de se destacar como D. Flor, no espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, a atriz Lauany Fabbreschi, que assim como Larissa Moraes, começou como bailarina, comenta que amadureceu bastante e se diz apaixonada pelo projeto, que considera “uma família”.

Outro personagem que caiu nas graças do público, e não é de hoje, é o ator Victor Hugo que chama atenção desde o primeiro espetáculo (Sonho de uma Noite de Verão). Muito aplaudido e considerado uma das estrelas da companhia, Victor Hugo demonstra humildade e comemora a evolução dos demais atores.

O ator Rodolfo Freitas, que interpreta o "Zé Cocô", outro personagem muito aclamado pelo público, chegou ao projeto por acaso, recebeu, também por acaso esse personagem, mas acabou se consolidando como um integrante chave do Lona na Lua. O ator se considera muito tímido e diz que a oportunidade de estar no palco tem contribuído bastante para se relacionar melhor com as pessoas.

A atriz Rafaela Dias, também no projeto desde o início, vem crescendo bastante como atriz, já desempenha outras atividades no projeto e acredita que D. Biana (personagem principal de “Quem Casa Quer Casa”), vai contribuir para que ela feche o ano com chave de ouro e mostre que está em franco crescimento na carreira.

A expectativa é que o projeto que amadureceu bastante em 2011, cresça ainda mais em 2012. 
O ator Bruno Siqueira, que já interpretou vários personagens, entre eles o prefeito Odorico Paraguaçu, do espetáculo “O Bem Amado”; e o segundo marido da Dona Flor; comenta quen está empolgado com a experiência de ser ator e afirma que vai continuar batalhando no Lona na Lua, em 2012, ano que os atores esperam ser um divisor de águas para o projeto.

Lucas Madureira, Nathan Duarte e Ana Ariel Perrone, comentaram sobre o prazer que eles têm de estar no projeto “Lona na Lua” e também alimentam uma expectativa positiva para 2012 “tanto para a nossa carreira, como para o projeto”, comentam. Madureira interpretou o Xicó, no espetáculo “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, esteve fora, mas está de volta com o personagem Seu Coisinha, em “Quem Casa Quer Casa”, onde está arrebentando.

Já Nathan Duarte, que havia interpretado o personagem Beto Cegueta, em “O Bem Amado”, agora está explorando a sua veia musical; e faz parceria com Larissa Moraes. Destaque também para Ana Ariel Perrone, que depois de interpretar alguns papeis menores; em “Quem Casa Quer Casa”, está interpretando Olaia, que é a esposa apaixonada e romantica do malandro Eduardo (Bruno Siqueira).

A todos esses atores o grupo de mídias “O TEMPO EM RIO BONITO” deseja muito sucesso, porque sem dúvidas todos estão contribuindo de maneira significativa e pioneira com a Cultura de Rio Bonito, setor, em linhas gerais, extremamente carente de investimentos e estímulos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário