CFEVE
*Zeca Novais
Você conhece este órgão? Não?
Mas o CFEVE conhece você. Ah, se conhece!
Este órgão público-privado-secreto é determinante em nossas vidas e você não sabe o risco que corre quando há algo de errado com o CFEVE.
O CFEVE (Conversa Fiada Em Véspera de Eleições) é responsável pelo tratamento psíquico-pseudo-psicótico de alguns (Eu disse Alguns! Alguns! Alguns! – Fique calmo, Assessor.) Políticos Polititiqueiros.
Funciona da seguinte forma: O cara vai pra esse órgão e aprende a fazer tudo como manda o figurino. Uns aperfeiçoam-se em discursos clichês, outros se dedicam a caprichar na cor do sapato, e ainda há os que não levam muito jeito pra coisa e tem que apelar para a criação de personagens.
Os personagens da política geralmente são criados de acordo com o que a imagem do sujeito vende. Por exemplo, se ele é de fazenda, já aproveita e anda de chapéu pra cima e pra baixo, pisa na titica do cavalo e sai nas ruas com a bota suja, chamando todo mundo de “Caroço”, mostrando que é “do povo”.
Se nosso personagem é do tipo que fala mansinho, já começa com um discurso de salva-vidas de praia: “Eu salvo você, tiro o senhor e sua família do mar, te levo pro hospital, compro todos os seus remédios e ainda te dou uma cesta básica pra você ficar bom de vez!”
Outros, optam por criar personagens que, ao invés de impor respeito, despertam o medo nas pessoas, agindo como Coração Gelado, o grande vilão de “Os Ursinhos Carinhosos” (o que é um equívoco, pois às vezes o cara nem é tão mau assim.)
O CFEVE serve para orientar estes políticos que geralmente encontram dificuldades no processo (ou processos na dificuldade)
O CFEVE oferece muitos cursos e acaba de abrir novas turmas para as seguintes modalidades:
*Como pegar filho de pobre no colo sem deixar a meleca escorrer na sua camisa de seda;
*Como sorrir durante 16 horas seguidas sem sofrer paralisia facial;
*Como ser cara de pau entregando 6 cadeiras de rodas para um asilo que precisa de 40;
*Como arrecadar votos levando moribundos pro hospital;
*Como entupir um ônibus que vai pra faculdade com 100 estudantes;
*Como fingir que a coluna que está lendo não é com ele mesmo.
Em outras ocasiões, os cursos oferecidos pelo órgão já salvaram muitas campanhas que pareciam perdidas, mas dessa vez a Diretoria do CFEVE optou por renovar as opções. Segundo um dos Diretores do CFEVE – um empresário que preferiu não se identificar – “As Aulas Práticas de Português, não estavam obtendo sucesso entre os políticos matriculados e os Exercícios de Oratória não surtiram o efeito desejado, pois a grande maioria não conseguia articular uma frase inteira durante o discurso.
O CFEVE é controlado por gente de bem, famílias tradicionais com sobrenomes bastante conhecidos, grandes empresários, e grupos de mídia que vendem suas notícias. Você nunca vai suspeitar de um membro do CFEVE, mas eles estão no controle de tudo. Ditam as regras, decidem quantos quilômetros terá a fila de espera da clínica, o salário do seu marido, o cardápio da merenda, e até mesmo se vai ter papel higiênico na escola onde seu filho estuda.
No próximo ano, acompanharemos o surgimento de um novo órgão: O V.O.T.O (Vigiados Oprimidos Tentando Optar).
Infelizmente sobre este órgão não temos muito que falar, pois é extremamente desorganizado, antiquado, ultrapassado e mais... O que dizer sobre algo em que você é OBRIGADO a participar e que SUSTENTA o CFEVE?
*Zeca Novais é ator e diretor do projeto Lona na Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário