Nenhuma organização poderá viver sem contabilidade. A contabilidade como metodologia especialmente concebida para o gerenciamento financeiro, econômico e patrimonial de todos os segmentos empresariais, com ou sem fins lucrativos, torna-se cada vez mais um forte aliada para os Administradores. Importante destacar que inclusive os órgãos públicos necessitam de suas técnicas de controle para a manutenção de suas atividades e mais ainda da transparência necessária com a coisa pública.
Observamos no ano passado o episódio com o Banco Panamericano, que apresentou seu Balanço Patrimonial com valores que não representavam a realidade da empresa. Em alguns noticiários foi declarado que o responsável pelo fato foi o Contador. Lembramos que nenhum documento contábil é assinado somente pelo Contador. O mesmo sempre terá o aval do Administrador o que obriga a este último está atualizado quanto ao movimento da organização.
Em tempos de Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Contábil Digital, Sistema Público de Escrituração Digital, entre outras novidades, o profissional de Contabilidade tem que estar muito bem informado e atualizado, deixando definitivamente o título de “Guarda-Livros”, como éramos chamados no passado.
Uma boa Administração depende de uma boa Contabilidade. Nenhuma decisão estratégica deverá ser tomada sem o acesso à informações contábeis, fiéis à realidade da empresa. Ambas as ciências podem contribuir muito para o desenvolvimento social e econômico das organizações, das cidades, dos estados e do país.
A Faculdade Cenecista de Rio Bonito esta submetendo ainda no primeiro semestre de 2011 o seu projeto de curso de Ciências Contábeis ao Ministério da Educação e Cultura – MEC afim de receber autorização para o Curso de Superior de Contabilidade em suas instalações. O curso conta com apoio da delegacia regional do CRC/RJ e já conta com uma procura significativa por parte da comunidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário