domingo, 11 de agosto de 2013

Pág. 6 - O Observador

Orelhas de Burro

O ex-prefeito José Luiz Antunes desaprovou o recapeamento asfáltico que está sendo feito no Centro da cidade. Enquanto nossa reportagem fazia a cobertura das obras, na ultima segunda-feira (1º de julho), o espirituoso Mandiocão, preso no congestionamento de veículos que se formou na Av. Manuel Duarte, fez sinal de que o responsável pelas obras é “burro”.
Convém lembrar ao ex-prefeito, porém, que essa é aquela obra “caça níquel” que também fez boa parte dos riobonitenses chama-lo de “burro” em 2010. À época, para o horror dos moradores da Jacuba e Green Valley (que ainda, hoje, pisam na lama), os paralelepípedos foram arrancados, invertidos e colocados no mesmo lugar. Já o asfalto foi colocado nas ruas já asfaltadas (Centro e Mangueirinha).

A polêmica foi grande, a oposição desferiu duras críticas contra o ex-prefeito, que nada pode fazer, porque como está acontecendo agora, o projeto do governo do Estado prevê apenas o “RECAPEAMENTO” (caça níquel para a campanha de 2014). Ou seja, obra onde já existe pavimentação. Fica muito nítido que, hoje, e em 2010, essas “orelhas de burro” deveriam ser apontadas na direção das autoridades estaduais e federais.

Sobre as obras, segundo informações do secretário municipal de Obras, Flávio Soares, elas se estenderão a outras ruas do Centro (Osvaldo Cruz e Vital Brasil, por exemplo). Já o secretário municipal de Projetos, Flávio Gomes, disse que o recapeamento, que já começou no início da Bela Vista, vai se estender até o Green Valley, onde o asfalto está muito prejudicado pelo desgaste natural e pelas recentes obras da CEADE.

Casimiro de Abreu...

A cidade que nos últimos anos ganhou uma Secretaria Municipal de Ordem Pública; sinalização semafórica e vertical/horizontal; faixas de pedestres e guardas municipais que também atuam como Agentes de Trânsito (eles podem multa quem se acha acima do Código de Trânsito).
Bem, sabendo que o município Casimiro de Abreu não conta com políticos mais sérios ou menos honestos do que os que existem em Rio Bonito; não conta com uma sociedade mais ou menos ordeira que a riobonitense; e que ela também é uma cidade de interior que conta com uma sociedade tão fechada quanto a de Rio Bonito, “porque essas almejadas transformações (no Trânsito), que já ocorreram lá, não acontecem em Rio Bonito?”.
A resposta para esse questionamento deixa muitos, indignados; outros tantos, envergonhados; e alguns poucos, bem satisfeitos. Lá vai: “falta vontade política”. E não é de agora, pode colocar uns 50 anos nisso!

Ronaldinho I

O ex-jogador, hoje, comentarista, “Ronaldo Fenômeno” está certinho quando fala que Copa do Mundo é uma coisa e Hospital é outra. Isso me faz lembrar a fala dos desinformados que, durante a campanha municipal de 2012, diziam que a Prefeitura de Rio Bonito deveria direcionar os investimentos feitos em ginásios e praças para a área da Saúde. Sinceramente, as pessoas não têm noção do que é “Orçamento Público”. Explicação: “nos cofres públicos existem bilhões para o Esporte e bilhões para a Saúde”.

Ronaldinho II

Enquanto se perde energia criticando Ronaldo, que por não saber falar não conseguiu explicar o que queria dizer, nós esquecemos que a “roubalheira” percebida na construção dos estádios é a mesma que acontece na construção de Hospitais, postos de Saúde, nas compras de remédios, de equipamentos para realização de exames, entre outras coisas.

Ronaldinho III

A nossa indignação deve ser contra a “roubalheira”! Nós gostaríamos que o Brasil sediasse a Copa do Mundo de quatro em quatros anos, mas também gostaríamos que construíssem uma escola em cada bairro e um hospital de grande porte em cada município... Mas tudo sem “roubalheira”. E, detalhe: “o Brasil é um país tão rico, que se não fosse a “roubalheira”, isso poderia acontecer com tranquilidade!”.

Manifestações

Se você não está satisfeito com as últimas manifestações, certamente por achar que o Brasil está uma maravilha, abrace o movimento ‘Deixa Quieto!’ e saia às ruas defendendo a manutenção do caos. É lógico que numa democracia recente como a do Brasil, alguns excessos ocorrerão de ambas as partes (manifestantes e mecanismos de controle); a repressão será inevitável; o recalque é evidente; o medo idem; o compromisso com o ‘status quo’ é fato; mas tudo isso faz parte do fortalecimento dessa democracia, que significa “poder do povo” (demos = povo, kratos = poder).

Manifestações II

E não se surpreenda se, passados 15 ou 20 anos, os filhos dos atuais ativistas estiverem nas ruas pedindo que as vitórias de hoje sejam mudadas. Vide o direito de votar para presidente”, uma luta emblemática dos anos 80. Cerca de 10 anos depois, as “Diretas Já” foram substituídas pelo “Voto Facultativo Já”. Assim é a democracia!

Manifestações III

Durante as manifestações de Rio Bonito (19 e 22/06), nós acompanhamos muitas pessoas reivindicando mudanças e melhorias para o Trânsito. Contudo, a cada dia fica mais nítido que o problema do Trânsito se concentra naquele elemento que existe entre o banco do carro e o volante. Na próxima mobilização os cartazes deveriam conter dizeres como: “abaixo os “mautoristas”! ou “use o bom senso quando estiver ao volante!”, e ainda, “Sr. mautorista, por favor, deixe o carro em casa”!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário