domingo, 11 de agosto de 2013

Pág. 3 - Marcos Abrahão aparece no CQC como deputado mais faltoso da Alerj

Flávio Azevedo

Em reportagem do programa Custe o Que Custar (CQC), da TV Bandeirantes, do último dia 20 de maio, o deputado Marcos Abrahão (PT d B) foi apresentado como o campeão de faltas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O parlamentar riobonitense faltou, segundo matéria apresentada por Felipe Andreoli, 65 vezes. No dia que a reportagem estava sendo gravada, Abrahão também, segundo Andreoli, não estava presente, o que ampliava o número de ausências para 66, em dois anos de mandato.
O deputado estadual Roberto Dinamite também foi exposto como o vice-campeão faltas (inclusive, com gracejos pela palavra vice), com 45 ausências registradas. Se a exposição do deputado riobonitense foi grande, porque o seu nome acabou sendo divulgado em rede nacional, os estragos a imagem do deputado, que já sofre desgaste, sobretudo na sua base (Rio Bonito) é inevitável. Nas mídias sociais a matéria virou assunto e os simpatizantes dos outros grupos políticos aproveitaram para criticar Abrahão.
Nas considerações finais, vários termos chulos foram ditos por Marco Luque, para classificar o campeão de faltas, o que gerou reação por parte da assessoria do deputado e dos seus correligionários e simpatizantes. Em nota, o deputado Marcos Abrahão esclareceu que “as faltas mencionadas na matéria não têm relação com a presença do deputado na Alerj. Na maior parte das vezes, ele se encontra em seu gabinete atendendo a população do estado, assim como representantes e autoridades políticas dos diversos municípios do Rio de Janeiro, com a finalidade de trazer soluções e benefícios para essas localidades...”.
A nota também explica que “como a reportagem relacionou os últimos 2 anos, compreende-se também neste período, as eleições municipais, onde Marcos Abrahão, líder do PT do B, teve representatividade e necessidade de intervenção nos interesses da população e partidários, em diversos municípios”. Essa versão, porém, é questionada por grupos políticos adversários, que afirmam não serem contabilizadas as ausências do período eleitoral.
Quanto aos termos ofensivos dirigidos ao deputado, a nota diz “nada justifica o comportamento desrespeitoso e ofensivo apresentado pelo Marco Luque no final da matéria, que se estendeu a toda sua família. Marcos Abrahão tem mais de 50 anos de idade, mais de 30 anos de casamento, possui filhos e netos, é um parlamentar atuante e está no seu 3º mandato como deputado estadual. Sempre foi respeitado pelos seus colegas de trabalho, assim como àqueles que conhecem sua índole”.
A nota conclui dizendo que o deputado respeita a liberdade de expressão, mas por conta da forma ofensiva e desrespeitosa como ocorreu, todas as providências legais serão tomadas, tais como ação de danos morais contra o jornalista Marco Luque, o programa CQC e a emissora Rede Bandeirantes, assim como o direito de resposta, para que o deputado Marcos Abrahão possa defender sua integridade moral e da sua família”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário