domingo, 11 de agosto de 2013

Pág. 26 - Vereadores de Silva Jardim querem pressa na investigação das causas do acidente com ônibus escolar

Flávio Azevedo

Ainda sob a comoção da morte dos dois estudantes, vítimas de um acidente com o ônibus escolar, no último dia 12 de junho, o poder Legislativo do município de Silva Jardim, por unanimidade, aprovou no último dia 17 de junho (primeira sessão depois do ocorrido), uma série de requerimentos feitos pelos vereadores, Flávio Eduardo da Costa Brito, o Flávio de Dezinho (PSC) e Robson Oliveira Azeredo (PSC). A sessão, que contou com a presença de apenas seis parlamentares, foi presidida pela vice-presidente Zilmara Xavier (PT).
– É lamentável tudo o aconteceu, todos nós estamos muito tristes, essa Casa não será omissa e eu tenho certeza que o poder Executivo vai responder cada requerimento feito aqui essa noite. Sendo assim, nós só iremos nos manifestar sobre o fato depois que for concluída a perícia e tivermos acesso a essas informações – frisou a presidente, afirmando ter certeza que o poder Executivo vai responder com rapidez os requerimentos feitos pelo Legislativo.

Entre os requerimentos está o pedido para que seja apresentado o laudo de interdição da Escola Municipal Adail Maria Tinoco, classificado pelo vereador Flávio de Dezinho, como “caviar, porque nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”. Ele também pediu cópia de todas as Carteiras de Habilitação dos motoristas de ônibus e Kombis; solicitou o certificado do curso que fizeram de acordo com a Resolução 168, que regulamenta o transporte escolar; requereu o laudo técnico da Secretaria de Transporte que vistoriou todos os ônibus e carros que vieram fazer o transporte escolar; questionou o número de Kombis que estão fazendo o transporte escolar; pediu a cópia de pagamento do seguro para cada aluno; e solicitou a leitura do tacógrafo do ônibus acidentado.

Já o vereador Robson Azeredo requereu o envio de ofício ao promotor de Justiça de Infância e Adolescência de Silva Jardim, Marcelo Arsênio, pedindo o encaminhamento da cópia do laudo das vistorias que, anualmente, ele sempre fez nos ônibus e Kombis escolares de Silva Jardim. O parlamentar também pediu o envio de ofício para a 120ª DP (Silva Jardim), solicitando a cópia do inquérito policial instaurado para apurar as causas do acidente. A cópia do laudo e informação sobre quem emitiu o laudo que paralisou as aulas na Escola Municipal Adail Maria Tinoco, também foi requerida pelo vereador. Ele também pediu esclarecimentos sobre o imóvel que vai abrigar os alunos da Escola Adail enquanto a unidade estiver fechada; e solicitou cópia de inteiro teor do processo de licitação das Kombis.

CPI

De acordo com o vereador Flávio de Dezinho, a possibilidade de se instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para se apurar os fatos é real, mas os edis entenderam ser melhor esperar as documentações requeridas. “Os vereadores conversaram na manhã de hoje e vimos que seria mais prudente esperar a entrega desses documentos. Nós iremos averiguar e qualquer ilegalidade será alvo de uma CPI, porque nós queremos respostas, da mesma maneira que, nas ruas, a população de Silva Jardim exige respostas da nossa parte”, disse o parlamentar.

Em plenário, o vereador afirmou ter recebido informações de que o veículo, ao contrário do que anunciou a Prefeitura, estava com pendências documentais. “A informação do assessor de imprensa da Prefeitura era que estava tudo certo, mas recebemos denúncia de que o documento foi pago ás 10h46min do dia do acidente, que ocorreu por volta das 7h. Isso é no mínimo muito estranho!”, disparou o vereador, acrescentando que “também é estranho uma funcionária do setor de transporte que foi exonerada à tarde, isso foi divulgado nos telejornais, mas não se sabe como e porque, a noite ela foi reconduzida ao cargo. Ou seja, nós também vamos requerer explicações sobre isso”, disse o vereador.

Economia é preservar a vida

Com a experiência de ter sido secretário municipal de Transportes, o vereador Vivaldo Magalhães de Oliveira (PT) lembrou que durante a sua passagem a frente do setor de Transportes, ele chegou a ser sabatinado na Câmara por conta de suspeita de superfaturamentos.
– Eu disse, à época, que serviço prestado por empresa de fundo de quintal é uma coisa e serviço prestado por empresas autorizadas é outra. Eu não quero dar nenhuma declaração antes de conhecer os laudos, também não quero me desfazer dos jovens, mas o motorista tem que passar por avaliações e ter experiência. Na contratação de serviços dessa natureza não se economiza, porque a vida das nossas crianças vale muito mais que qualquer quantia economizada – destacou o vereador, lembrando que o comportamento dos alunos e a postura dos inspetores também precisa ser analisada, “porque o sinto de segurança salva vidas”.

Faltaram a sessão, o presidente da Casa, vereador Roni Luiz Pereira da Silva, o Roni da Farmácia (PRB), Marcilene Xavier (PP) e Helio Alfradique da Cunha Júnior, o Júnior da Padaria (PSD). O prefeito Anderson Alexandre (PRB) e nenhum dos representantes do seu staff compareceram a sessão. Para a nossa reportagem, os vereadores da base governista disseram que só irão se pronunciar depois que tiverem conhecimento dos resultados da perícia e das investigações que serão feitas pela Casa Legislativa de Silva Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário