sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 1 - RIO BONITO ABRAÇA O PROJETO “LONA NA LUA”

Flávio Azevedo

Integrantes do Projeto "Lona na Lua"lotaram o estúdio da Rádio Sambê no dia 10 abril de 2011
Cerca de dois anos depois de ser lançado (17 de maio de 2009), o Projeto “Lona na Lua” se consolida como um dos movimentos culturais mais importantes de Rio Bonito e região. O último espetáculo, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, atraiu um público eclético e de várias idades; agradou os expectadores; e, sobretudo, divertiu as cerca de 2,5 mil pessoas que passaram pelo Espaço Cultural Lona na Lua, entre os dias 25 de março e 18 de abril, sempre nos fins de semana.

Zeca Novais
O diretor e idealizador do “Lona na Lua”, o ator Zeca Novais, agradece a população, “que abraçou o projeto”; aos empresários, “que ajudaram a viabilizar essa ideia”; e faz uma menção especial aos professores e as escolas, “que acreditaram nos espetáculos infantis, que estão dando muito certo”.
– O meu agradecimento é para as professoras e escolas que têm sido grandes parceiras do projeto. Os empresários que têm nos ajudado e a população que abraçou os nossos espetáculos, também são importantíssimos para nós – comenta Zeca Novais, lembrando que o próximo espetáculo, “O Bem Amado”, já está sendo ensaiado e estreia dia 20 de maio. “É outra adaptação que certamente vai fazer muito sucesso”, garantiu.

Vitor Hugo (Vadinho), Lauany Fabbreschi (Dona Flor) e Bruno Garcia (Teodoro)
personagens principais do espetáculo "Dona Flor e Seus Dois Maridos".
De acordo com Zeca, não foram poucas as ocasiões que ele ouviu alguém dizer que em Rio Bonito não existia público para teatro, “mas nós estamos mostrando que a realidade não é bem essa. Quando o trabalho é feito com qualidade e respeito, as pessoas acreditam, colaboram e prestigiam”, comentou.

A garotada que está fazendo história no setor cultural de Rio Bonito
Mais empolgados que o diretor, somente os atores, um grupo de adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, mas que demonstram segurança, tranquilidade e muito profissionalismo. Em entrevista ao programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, no último dia 10, o diretor do projeto e seus pupilos, que lotaram o estúdio da Rádio Sambê, deixaram claro que a veia cultural de Rio Bonito ainda pulsa. “Estamos mostrando que se os investimentos forem feitos na direção certa, a nossa cidade pode ser referência em Cultura”, disse Zeca.

Dona Craudete e Estefani Brytinei
A cada estória novos talentos vão surgindo, o que faz do projeto uma verdadeira oficina de atores. Se Vitor Hugo (Vadinho) e Bruno Garcia (Teodoro), já estavam consagrados, o último espetáculo revelou o talento de Lauany Fabbreschi (Dona Flor), que dividiu os aplausos com “Dona Craudete”, a vizinha fofoqueira, interpretada por Yasmin Fuchs. Apesar de coadjuvante, ela roubou a cena e foi o personagem mais comentado do espetáculo. Destaque também para dona Nakagima (Miyuki Salazar), uma evangélica fanática; e Dona Mercedez (Rafaela Dias), a proprietária de um inferninho.

Participando do programa “O TEMPO EM RIO BONITO”, no dia 20 de março, o advogado Luis Gustavo Martins disse que os espetáculos do Lona na Lua agradam e a postura dos atores impressiona. “Embora seja uma estrutura mambembe, e nós sabemos das dificuldades que cercam esses projetos, o trabalho deles é profissional”, comentou o advogado.

Já o empresário Paulo Roberto Júnior, revelou que assistiu ao espetáculo mais de uma vez e ficou muito satisfeito o que nível das apresentações. “Depois de uma semana estressante de trabalho, a minha ideia era ir ao “Lona na Lua” me divertir. Foi exatamente o que aconteceu, eu dei boas risadas. As apresentações foram muito boas e eu percebi que Zeca Novais está se especializando em adaptações”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário