sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 7 - Está proibido o uso de telefones celulares dentro de bancos no estado do Rio de Janeiro

Flávio Azevedo

Desde o último dia 5 de abril está proibido o uso de telefones celulares no interior de agências bancárias em todo o estado do Rio de Janeiro. A proibição inclui também o uso de rádio transmissor, palmtops e similares. O objetivo é evitar crimes como a chamada ‘saidinha de banco’.
A determinação consta da lei 5.939/11, do deputado Domingos Brazão (PMDB), promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), após a derrubada do veto do governador Sérgio Cabral ao projeto original, no último dia 30 de março. A medida já foi publicada no Diário Oficial do Legislativo.
O autor da lei explicou a iniciativa em plenário. Segundo ele, não se trata de uma proibição ao porte dos aparelhos. “As pessoas não precisarão deixar os aparelhos ao entrar nas agências. A lei proíbe apenas o seu uso. O objetivo é evitar a incidência de crimes como a saidinha de banco”, justificou.
Segundo Brasão, ele se inspirou numa lei argentina, onde as ‘saidinhas de banco’ teria sofrido uma redução de 20%. O deputado informou ainda, que no Brasil, em cidades como Curitiba, por exemplo, medidas semelhantes já foram adotadas e os resultados foram satisfatórios.

Policiamento 
O capitão Almeida, comandante interino da PM de Rio Bonito
 Segundo especialistas, para cometer o crime, os assaltantes são ajudados por um cúmplice que está no interior do banco observando o movimento das pessoas. O capitão Almeida, comandante interino da Polícia Militar de Rio Bonito (3ª CIA do 35º BPM), disse durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CCS) no dia 28 de março, que “esse comparsa é alguém que nós nunca poderiamos imaginar”.
– É possível que esse informante seja uma pessoa de idade, uma mulher grávida ou um homem bem vestido e de boa aparênciaem vestido. São pessoas que não levantariam qualquer suspeita – destacou.
Já o delegado titular da 119ª DP (Rio Bonito), Henrique Paulo Mesquita Pessoa, afirmou em entrevista a nossa reportagem, no dia 16 de abril, que a patir de maio, “uma parceria entre as polícias Civil e Militar de Rio Bonito irá aumentar o policiamento, principalmente na Av. Castelo Branco. A nossa estratégia é dar uma atenção ao local, sobretudo nos 15 primeiros dias do mês, época que ocorre mais assaltos por conta dos pagamentos”, disse.

Bancos discordam

Presidente do Sindicato dos Bancários do RJ, Almir Aguiar
O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Almir Aguiar, acha que a nova lei não vai ajudar a diminuir o número de assaltos a clientes. Além disso, ele alega que a lei foi criada sem que a instituição fosse ouvida.
– Essa modalidade de crime é praticada desde antes do uso massivo do telefone celular. Nós temos um anteprojeto que prevê a instalação de biombos impedindo a visualização das filas e de um recuo nos caixas de atendimento para evitar que os clientes sejam vistos realizando saques de altos valores – comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário