sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 2 - Nem todo Jornalista é o Superman

Colunista Zeca Novais

O jornalista não tem os superpoderes do "homem de aço"
Ele usa óculos, é repórter, mas não veio de Cryptonita e sua amada não se chama Lois Lane, e sim, Melissa.
O jornalista não se chama Clark Kent, não é dotado de super poderes, não possui capa para voar, nem usa uma cueca vermelha por cima da calça. Embora alguns acreditem, o nobre repórter não é o Superman!
O povo tem um estranho costume de achar que jornalista pode resolver todos os seus problemas, mas não é assim que funciona.
Se a rua da sua casa está esburacada ou sem iluminação pública... Pronto! Você chama o Superman Flávio Azevedo e convoca toda a Liga da Justiça do “Jornal O Tempo em Rio Bonito!” E lá vai o pobre repórter em sua nave espacial popularmente conhecida como “Fuscão Azul” lutar em sua defesa por toda a Riobonitópolis.
Porém, se o jornalista pergunta seu nome para publicar na matéria, para facilitar o trabalho e dar veracidade aos fatos, pasme, você prefere não revelar. Fica com medinho porque sua esposa tem um empreguinho, um negocinho, um esqueminha, e recebe como funcionária pública sem trabalhar. Que feio...
Outro fato que beira o ridículo são as críticas ouvidas pelo tal Superman relacionadas à classe política. Em tempos atuais, mais precisamente, relacionadas à nossa teatral Câmara Municipal: “Essa câmara é uma vergonha!”, “Os caras não se preocupam com o povo!”, “Eles só querem saber de dividir assessorias! Você tem que escrever sobre isso, Superman!”. E lá vai o bobo, colocando a cara à tapa por um povinho sem fé que daqui a 1 ano e meio vai vender seu voto por “50 pratas”.
Senhoras e senhores, como diria Boris Casoy: ”Isso é uma vergonha!”.
Ao invés de ter voz ativa na sociedade, o cidadão prefere se escorar em veículos de comunicação, por achar mais confortável, mais cômodo.
O Jornalismo exerce um papel fundamental na sociedade, esclarecendo os fatos, formando cidadãos, e denunciando quando necessário. Mas, não se deixe levar apenas por questões de interesses pessoais, pois o jornalista não trabalha “para você”, e sim “por você”.
Verdade seja dita de que nos dias atuais encontrar um jornalismo que preze por valores éticos e morais é praticamente impossível, quase um devaneio. Mas, achar um cidadão que conheça seus direitos e que esteja disposto a defendê-los sem medo de represálias também é complicado, difícil. É quase como achar funcionário público trabalhando depois do almoço.
Concluindo, de nada adianta o tal Jornalista Superman fazer de tudo para te defender, se o vilão é você que continua se escondendo e votando no Lex Luthor.
SOC! PAF! POW! TUM!

*Zeca Novais é ator e criador do Projeto "Lona na Lua"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário