sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 2 - Editorial da 13ª Edição - A desgraça de Realengo é culpa nossa!

Por Flávio Azevedo

Wellington Menezes em uma das fotos recuperadas do computador que ele destruiu antes do crime
Depois que o “perturbado de Realengo” atirou contra crianças inocentes numa escola, talvez, como forma de desviar a atenção das principais razões que levaram Wellington Menezes a cometer um crime tão bárbaro, alguém decidiu falar em desarmamento, esquecendo que essa campanha existe e que as pessoas de bem estão desarmadas.

Às vezes, nos esquecemos que os desequilibrados e/ou aqueles que vivem a margem da lei, com ou sem campanha, continuarão armados e “aprontando”. Se alguém acha que desarmamento isso iria impedir a ação do “perturbado de Realengo” está totalmente equivocado.

O debate sobre as supostas razões que levaram esse rapaz cometer esse crime foi superficial e preocupado apenas em causar sensação. Concordamos com várias opiniões, mas gostaríamos de ressaltar que famílias “esquizofrênicas” contribuem para a formação de indivíduos esquizofrênicos.

Nós – papais e mamães – precisamos estar atentos à forma como os nossos filhos se relacionam com os seus coleguinhas. É preciso observar os episódios de rejeição entre as crianças. Entretanto, a maior parte dos pais só se preocupa quando percebe que o seu filho é rejeitado.

Porém, também deve ser motivo de nossa preocupação o fato do nosso filho rejeitar alguém. E, detalhe: esse comportamento, geralmente é reflexo do que a criança vê e ouve em casa.

Os pais devem ter cuidado com o que falam próximo aos filhos. Que adjetivos e observações ele faz ao comentar sobre homossexuais, negros, estrangeiros e pessoas de outras classes sociais. É provável que indiretamente uma criança esteja recebendo informações de cunho discriminatório. E esses conceitos serão repetidos.

Contudo, as famílias estão transferindo a responsabilidade, que é delas, para outros atores sociais. É comum encontrarmos pessoas achando que a escola vai ADOTAR a criança e depois de 15 ou 20 anos vai devolvê-lo educado, formado e empregado. Esse conceito errado é um dos motivos para as muitas deformidades sociais do Brasil. Corrigir essas distorções, porém, envolve uma série de medidas antipáticas que resultarão na perca do voto; logo, isso não interessa a quem está no poder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário