sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 12 - MEMORIOL

Colunista Felipe Braga

Esse santo remédio tem que ser distribuído, de graça, nos postos de Saúde da cidade! Se assim o fosse, alguns cretinos ficariam em maus lençóis! Acreditem ou não, já tem gente esperando as eleições municipais do próximo ano, para ressuscitar fantasmas que tanto assombraram a nossa querida Rio Bonito. Esse saudosismo que rola pelas esquinas, bueiros e sarjetas das nossas tão mal conservadas ruas, só poder ser loucura ou falta de vergonha na cara.
Alguns se esquecem com rapidez o que aconteceu num passado tão recente! Gente que colaborou para retirar algumas pessoas do poder, mas agora pede a volta delas, acreditando que esses fantasmas de uma para outra ficaram bonzinhos e têm a solução para a falta de asfalto, para as pulgas do cãozinho do Zezinho; passando, inclusive, pela Saúde, Educação e Cultura, setores que nos últimos 20 anos estão penando em nosso município!
Durante esse tempo (20 anos pelo menos), o progresso tem passado direto pela nossa cidade. Ele pega a ViaLagos ou continua pela BR – 101 e desembarca em municípios como Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, além é claro, de Cabo Frio, Araruama e Saquarema.
Todas essas cidades – se não são nossas vizinhas, ficam próximas – estão crescendo em todos os aspectos. Rio Bonito, porém, nas últimas décadas, passou de principal Centro Comercial da região, para um mero figurante. A queda da laranja e dos bananais, que fortaleciam nossa economia, contribuiu para esse quadro. A meu ver, porém, o principal fator para essa queda foi a falta de vontade política na busca pela reversão desse quadro.
Hoje, ao nosso redor, as cidades vizinhas recebem investimentos e estão cuidando da sua infraestrutura. Enquanto isso, nós riobonitenses ficamos para trás no que se refere a verbas Federais e Estaduais.
E a iniciativa privada? Essa tem arrepios quando ouve como sugestão, vir para a nossa cidade. O empresário abre os jornais e vê que, além da Câmara Municipal não possuir a menor estabilidade, os seus componentes vivem em pé de guerra para ter seus anseios ($$$) respeitados!
O Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) está aí! Por enquanto, ainda há tempo para se mudar de postura e trazer as melhorias que a cidade precisa. Ou seja, dar condições para que os nossos jovens possam usufruir deste investimento majestoso. A construção da refinaria, associadas às melhorias necessárias ao seu funcionamento, injetarão, diretamente, pelo menos US$ 11 bilhões de dólares em seis ou sete municípios que estão no entorno do empreendimento.
Para quem não sabe, esse é o maior investimento em curso no Brasil. Ele supera o recurso que está sendo dispensado para a construção da hidroelétrica de Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira, no Norte do Brasil. Convém lembrar ainda, que a arrecadação prevista para este ano em Rio Bonito está na casa dos R$ 150 milhões. Ou seja, uma migalha perto do investimento para o Comperj.
Se a Câmara parar de fazer vergonha, se a Prefeitura resolver trabalhar, e se o nosso deputado estadual se entender com o chefe do Executivo, esse quadro caótico de atraso e abandono pode ser mudado.
Na última coluna eu falei das péssimas condições do Mercado Municipal e, hoje, eu registro aqui que, para a surpresa de todos, nesses últimos 30 dias... Nada mudou! Parece brincadeira, mas é verdade! Os cãezinhos continuam soltos pelas ruas e os mendigos dormindo sob as marquises...
Antes de terminar, porém, eu gostaria de deixar uma pergunta no ar: por que estão virando os paralelepípedos ao contrário? Não se sabe se a obra é da Prefeitura ou do Estado, o que se sabe é que uma empreiteira foi contratada para dar novo pavimento a cidade. Na Avenida Manuel Duarte, porém, lugar que foi mexido a menos de um ano, já esta tudo esburacado.
Será muito caro asfaltar o centro da cidade, ou a verba sai gorda de Brasília, e por vir caminhando, chega aqui magrinha? São perguntas difíceis de responder, não? Eu só sei que nesse meio tempo tem muita gente com o bolso gordo e com um medo danado de perder a bocada! E, tem também quem já esteve na mesma bocada e está doidinho para voltar, com a (des)graça do povo... Que depois chora!
Vamos acordar Rio Bonito! Bom para a Saúde é construir hospitais e postos de saúde que funcionem; bom para Educação é escola de qualidade e professores bem remunerados; bom para Segurança são mais guardas nas ruas e durante 24h; bons empregos são os de carteira assinada, não os de cabide!
Não se iluda com o mal fadado favorzinho! A renovação é fundamental para a democracia! As novas idéias trazem o progresso! Vamos colocar os maus hábitos no museu, de onde, com a graça de Deus, nunca mais sairão, assim como os políticos que sujam, denigrem, e usufruem de maneira tão vil, a nobre dádiva de representar o povo!  

Do seu colunista de sempre...

*Felipe Braga é empresário.
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário