sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pág. 9 - Humberto Belgues se diz vítima e afirma que impasse entre vereadores virou coisa pessoal

O Vereador Humberto Belgues
Depois de assumir em primeiro de janeiro, a presidência da Câmara Municipal de Rio Bonito, o vereador Humberto Belgues (PSDB) atendeu uma decisão da Justiça, que reconduziu o ex-presidente Fernando Soares (PMN) ao comando da Casa, e deixou o cargo. O parlamentar, porém, afirma que está sendo injustiçado. “Uma série de atos arbitrários, má compreensão do Regimento Interno da Casa, e até entendimentos equivocados, por parte dos colegas, em relação às decisões da Justiça, estão impedindo as minhas atividades parlamentares”, lamentou Humberto.
Ciente que tem os votos da minoria (Fernando Soares e Saulo Borges), mas convicto que tem a legalidade e a Justiça ao seu lado, o vereador promete lutar pela presidência da Casa em todas as instâncias e afirma que esta sendo vítima de um complô dos adversários.
– Rasgaram o Regimento Interno da Casa. Hoje, tudo que acontece é baseado no pensamento da maioria. Mas não é bem assim que a coisa funciona. Existe um Regimento Interno que ampara o vereador, que orienta os nossos atos, e que não está sendo respeitado. Nas reuniões anteriores teve colega falando em pedir a minha cassação, aventaram, inclusive, a possibilidade de fazer uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Eu, porém, pergunto: baseados em que? – dispara o parlamentar.
A postura que o vereador está mantendo, segundo ele, vai fazer as pessoas entenderem quem tem razão nessa polêmica. “Eu não estou fazendo faltando as sessões. Todo dia de reunião eu estou lá. Os meus adversários, que tanto me criticam, esses sim, no mês de dezembro fizeram rodízio de falta com o único objetivo de impedir o bom funcionamento da casa”, pondera.

Perseguição

O vereador destaca que a experiência administrativa que adquiriu atuando na chefia – local e regional – da antiga Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj) e na Chefia de Gabinete, da ex-prefeita Solange Almeida, “me deram experiência de gestão e de vida suficientes para perceber que os meus adversários estão preocupados comigo”. Profundo conhecedor das regras da Casa, o parlamentar acredita que estão querendo vê-lo fora da Câmara, e que, “as diferenças, hoje, são de caráter pessoal”.
– Quem me conhece sabe que eles (os vereadores adversários) terão que andar na linha. Se eu imaginar que alguma coisa errada está acontecendo, não tenha dúvida que nós vamos tomar providências. Estão espalhando várias inverdades a meu respeito por aí, falando inúmeros absurdos, mas estão se esquecendo de contar, às pessoas, o que realmente eles estão planejando. A meu ver, a disputa pela Mesa Diretora da Câmara está superada. Hoje, o que está vigorando é uma rixa pessoal. São alguns vereadores que tem problemas particulares comigo e estão aproveitando a oportunidade para atingir – analisa.

Centro Administrativo

De acordo com o parlamentar, sempre foi um desejo antigo dos vereadores a criação de gabinetes mais confortáveis para que as atividades parlamentares fossem desenvolvidas com tranquilidade. “Eu realmente descentralizei o setor administrativo da Câmara, confirmo que aluguei um local para que essa sede administrativa funcionasse, mas estão se esquecendo de dizer que o aluguel é infinitamente inferior ao que era pago nas gestões passadas. Quem tiver dúvida é só pegar os números e comparar”, disse Humberto, revelando que os R$ 25 mil gastos com a locação foram referentes ao aluguel de 12 meses, cerca de R$ 2,1 mil mensais.
O vereador afirma que qualquer pessoa sabe que o aluguel tratado pelo espaço – Edifício Luanda, no Centro – está dentro dos padrões. Ainda sobre o Centro Administrativo, Humberto esclareceu que está de posse dos bens da Câmara (chaves e equipamentos do setor administrativo, carros), porque foi nomeado pelo presidente Fernando Soares para tomar conta desse material da Casa.
– Eu já tinha, inclusive, feito um questionamento à Justiça, perguntando a quem eu entregaria os pertences da Câmara, no caso de um impasse. Mas eu vou continuar com esse material até que a Justiça me responda, porque para mim, e, de acordo com a própria decisão do juiz, na ação que suspendeu a minha eleição, até segunda ordem, o presidente da Câmara de Rio Bonito é Fernando Soares – assegurou.

O dialogo é importante

Para concluir, o vereador lembra que em várias oportunidades ele disse ser o diálogo é a melhor forma de se resolver diferenças, “e continuo pensando assim”. Ele reconhece que o impasse prejudica a população, se diz disposto a por um ponto final no problema, inclusive, já tendo proposto um acordo com o vereador Marcus Botelho, mas alega que “isso tem que acontecer da forma correta e sem eu ter que assumir por erros que não são meus”, diz o vereador que não quis entrar em detalhes. “Não quero me alongar nesse assunto. A pessoa a que me refiro sabe que estou falando dele e, talvez, essa seja uma boa oportunidade para corrigir essa situação”, encerrou Humberto, enfatizando que a sua eleição está suspensa e não anulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário