quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pág. 18 - De olho no desenvolvimento da região, Unigranrio aposta nos cursos superiores de tecnologia

Flávio Azevedo

A Unigranrio está investindo em cursos tecnológicos de nível superior.
O aquecimento no setor petrolífero, o renascimento da indústria naval, os investimentos bilionários no Complexo Petroquímico do Estado do Rio Janeiro (Comperj), a exploração do petróleo da camada Pré-Sal, entre outras boas notícias para o setor econômico do país, estão refletindo em outras áreas. A Educação, por exemplo, setor responsável pela formação da mão de obra que vai atender essa demanda, está se movimentando para não permitir que o país sofra o temido “apagão de mão de obra”.

Com o objetivo de qualificar a população fluminense, estado mais promissor para o setor petrolífero, a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) – instituição de ensino que conta com 26 mil alunos que estudam em seis unidades – está apostando em cursos técnicos superiores. Em Silva Jardim, a partir de 2013, os estudantes da região podem cursar Administração (bacharelado) e os cursos superiores de tecnologia em Logística, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Logística

Trata-se de um setor que abrange segmentos como informação, transporte, estoques, armazenagem e manuseio de materiais, peças e produtos. De acordo com especialistas, estas atividades exigem um amplo conhecimento de tecnologias ligadas as suas operações a nível nacional e internacional. No ambiente empresarial, o desafio é o atendimento ao cliente. O Interesse da Logística está em combinar a integração interna e externa de uma empresa.

Considerada determinante para tornar uma empresa competitiva, a logística moderna passou a se constituir em ponto chave dos planos estratégicos e táticos das principais empresas e conglomerados empresariais do mundo. Terminado o curso, o aluno deverá estar apto a compreender as funções e relações logísticas em uma cadeia de suprimento, tais como transporte de cargas, armazenagem, gerenciamento de estoques, localização industrial, entre outros.

Recursos Humanos

O mercado de trabalho para Gestão em Recursos Humanos (GRH) busca gestores com formação específica. O curso oferece ensino voltado exclusivamente para esse setor. O aluno irá desenvolver as competências necessárias para exercer a profissão com visão crítica, humanista e empreendedora. O novo profissional estará apto a implantar e desenvolver os processos de Recursos Humanos (RH) e capacitado para trabalhar em equipe.

O curso tem como objetivos, propiciar a formação de profissionais capazes de atuar no seguimento, tornando-os aptos a acompanhar, atuar e gerenciar programas e equipes; estimular a observação das mudanças estruturais e conjunturais que ocorrem no mercado; exercitar simulações técnicas, integrando a prática e a teoria no desenvolvimento de projetos da respectiva área de atuação e desenvolver habilidades e competências para a GRH.

Além disso, o aluno estará capacitado a elaborar diagnóstico para detectar problemas nas empresas, estabelecendo prioridades, alvos e objetivos para solucionar tais questões. Compreender o funcionário da empresa, identificar a responsabilidade social da profissão e elaborar, implantar, executar e acompanhar programas e processos eficientes de recrutamento e seleção também são especificidades do profissional de GRH.

Marketing

O Gestor de Marketing é um profissional capaz de atuar no processo de captação e fidelização de clientes, implementando ações e estratégias de marketing. Presta serviços em consultoria de marketing, trabalha na elaboração de peças publicitárias, gerencia equipes de vendas e analisa o comportamento do consumidor moderno. O Curso Tecnológico em Marketing objetiva possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam a qualificação do aluno para o mercado de trabalho.

Simulações da realidade, desenvolvidas nos “business games” e Jornadas científicas de marketing também são ferramentas que capacitam os alunos desse curso. O futuro profissional está apto para atuar em todos os segmentos do Marketing, atuando como auxiliar, assistente, coordenador, supervisor, gerente ou diretor de Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário