quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pág. 25 - Carta do Leitor

Empréstimos consignados e lentidão da Justiça

Prezados senhores, venho através desta contar o drama que estou passando, por ser idoso e aposentado. Meu nome é Joaquim Maurício Teixeira da Rocha, brasileiro naturalizado, 69 anos, advogado, residente a Rua Manoel Benjamim, nº 16, Viçosa, Rio Bonito.

Em 2010, o Banco Pan Americano começou a me cobrar uma parcela de R$ 95,09 alegando que eu tinha efetuado um empréstimo consignado. Entrei na Justiça e em 2011, a sentença me foi favorável, prolatada pelo Doutor Marcelo Espínola. O banco não satisfeito entrou com recurso de sentença, que não foi acatado pelo meritíssimo juiz, tal a certeza que tinha da sentença, pois o banco não apresentou prova nenhuma, e agora o banco entrou com o recurso Inominado.

Mas como se sabe o Fórum desta Comarca (Rio Bonito) só está com uma juíza em atividade e ela acumula, neste momento, cinco cargos. O banco pagou as custas, a menor, só para postergar o processo, e continua me cobrando as parcelas, me trazendo, com isso, sérios problemas financeiros. Já atravessei petição no processo argüido a deserção, pois o juízo não é obrigado a aguardar o complemento das custas para o processo ir para o Tribunal. Aguardo ansioso que a doutora juíza determine o cumprimento da sentença.

Lamentavelmente sabemos que acumular cinco cargos é carga de trabalho demais para um JUIZ, fazendo com que os processos se arrastem por anos nos Fóruns deste país.


O outro caso é com o Banco BMG Financeira. Em fevereiro apareceu um débito no valor de R$ 98,74 em minha aposentadoria, também referente a empréstimo consignado FICTICIO. Fui à Delegacia e registrei ocorrência com o número 119-00694/2012. Fui à Caixa Econômica Federal solicitar os extratos de fevereiro em diante e não depositaram nada. Não tive alternativa que não fosse entrar na Justiça, sendo este o caminho certo, mas lento demais para quem precisa da aposentadoria para pagar os seus compromissos. Com a BMG Financeira está marcada a AC para o dia 20 de setembro. Espero que devolvam o meu dinheiro.

Deixo aqui um alerta para as autoridades que o que está acontecendo comigo, e já aconteceu com muitos brasileiros idosos, que confiram certinho a sua minguada aposentadoria, pois deve ter quadrilhas se dando bem com o dinheiro dos aposentados. E, depois, para devolver na Justiça, bota anos nisso! E ainda dizem que a Justiça está chegando ao povo.

Se o próprio idoso é desrespeitado dentro dos Fóruns com a tal prioridade, isso é só falácia! E ainda tem aquela TV que é muito grande com a propaganda paga pela Justiça com o Projeto INNOVARE, dizendo que a Justiça está chegando ao povo. Não vejo onde! É só na TV e nos jornais. Quem deveria se manifestar era a OAB, mas também não diz nada. Só sabe cobrar anuidade e reprovar alunos no exame da Ordem.

Desculpem se magoei alguém, porque a verdade dói, mas é a realidade! Os advogados que o digam! Um abraço a todos que militam nos fóruns da vida, e os clientes que aguardem por um sistema melhor.

Joaquim Maurício Rocha/OAB-RJ 38195.

Nenhum comentário:

Postar um comentário