quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Editorial da 9ª Edição - Respeitável público! O circo chegou!

Por Flávio Azevedo

Quem não gosta de circo?
O nosso colunista, o ator Zeca Novais, luta com unhas e dentes para manter, funcionando, o Espaço Cultural Lona na Lua, no bairro Mangueirinha. Mas como acontece com toda atividade, seja ela comercial ou cultural, ele já tem concorrente! Entendemos desta maneira, porque além de estar bem localizado – ao lado da Praça Fonseca Portela – o concorrente do projeto “Lona na Lua” tem oferecido a todos os riobonitenses sessões diárias de pura comédia pastelão.
Porém, para aqueles que gostam de palhaçada, vale destacar que o PALHAÇO é a única atração que não encontraremos neste novo espaço de entretenimento. Ficamos extremamente constrangidos, mas não poderíamos nos furtar de dizer que no picadeiro, identificado como Câmara Municipal de Vereadores de Rio Bonito, os palhaços são aqueles que tentam acompanhar as sessões que tem sido povoada de baixarias, cenas grotescas e posturas bizarras.
Entretanto, isso tudo que vem acontecendo, como disse Jesus Cristo aos seus discípulos um pouco antes de voltar para o céu, “é apenas o início das dores”. Dizemos isso, porque ao olharmos o cenário político do município, fica muito nítido que o futuro de Rio Bonito é sombrio... Para quem vota ou pretende ser votado. Acreditamos que as eleições municipais de 2012 podem nos trazer espetáculos piores que esses que nós estamos assistindo – lembrem que a disputa de 2008 foi ridícula. Poderemos, por exemplo, ter o retorno de um passado recente e perverso, que deveria ficar entregue ao esquecimento.

O palhaço carequinha perdeu a graça diante dos novos palhaços!
Mas a culpa pelos problemas nefastos e hediondos que aconteceram... Estão acontecendo... E podem acontecer... É dos PALHAÇOS. Para aqueles que não sabem, esses PALHAÇOS somos eu e você! Somos nós, porque é com o nosso voto, que figuras caricatas e sem o mínimo de noção do que é um parlamento chegam ao poder. Vale lembrar, entretanto, que nenhum deles tomou de assalto a cadeira que ocupa na Câmara de Vereadores! Pelo contrário, esses senhores – e senhora – só chegaram onde estão por causa dos nossos votos!
É comum encontrarmos riobonitenses criticando os paulistas e dizendo com orgulho: “eu não votaria em Tiririca!”. Sinceramente, a postura do eleitor riobonitense nos deixa com a seguinte indagação: será? Sem querer ofender ninguém, mas sem abrir mão da firmeza que é a nossa identidade, afirmamos que se o problema da política riobonitense fosse Tiririca, nós estaríamos em melhor situação.
Pensamos dessa forma, porque o maior e pior problema que assola a nossa cidade é o desrespeito contumaz as regras do jogo que deveriam reger as nossas instituições, e por que não, o nosso convívio social. O pior problema de Rio Bonito são os golpistas, que ora se apóiam nas armas – o atentado ao prefeito José Luiz Antunes, por exemplo – ora no terror de Estado – pressão para que a mídia favoreça este ou aquele grupo político – ora buscam reforço judicial, pura e simplesmente por não terem competência de resolver os seus próprios problemas ou por se sentirem ofendidos ao verem virar notícia, os erros infantis que não deveriam ter cometido.
Na verdade, em Rio Bonito existe uma eterna luta de classes. Esse conflito é um pouco diferente daquele que foi observado por Karl Marx quando ele escreveu o Manifesto Comunista. Em terras riobonitenses, a batalha não é entre capital e trabalho, mas entre políticos e não políticos. Se você nunca foi político, nunca teve mandato, mas vive na aba do poder, deveria tirar o sorrisinho cínico do rosto, por estar lendo mais uma crítica aberta aos políticos, porque essa prática favorece os desmandos assistidos nos últimos dias.
Para aqueles que não sabem, é bom explicarmos que as figuras que vivem na aba do poder são aquelas que sem nenhum merecimento e trabalho recebem assessorias e cargos de confiança para financiar todo e qualquer tipo de sacanagem que o patrão desejar. São seres comumente identificados como puxa-saco, fofoqueiro, leva-e-traz, entre outros predicados, alguns até impublicáveis.

Vereadores se desentendem e quem paga o pato é o microfone, que foi atirado ao chão
Estamos falando da fuga de vereadores, que trouxe transtornos consideráveis ao município e a imagem do parlamento. Sem lembrar que as artimanhas para trazê-los de volta também causaram prejuízos. Os bate-bocas que deram lugar aos debates de projetos de interesse da municipalidade foram catastróficos, irritantes e sem propósito coletivo. A falta de parlamentares, verdadeiramente, preocupados com a coletividade e não com o particular é flagrante e transformou a Câmara Municipal – e não é de hoje –, num circo de horrores! Contudo, essa realidade reflete o eleitor, que com raríssimas exceções, sempre vota pensando em benefício próprio e em vantagens pessoais.
Frente a esse desfile de horrores, que mal existe no palhaço Tiririca? Não nos agrada ver o parlamento municipal transformado num picadeiro. Porém, a Câmara Municipal de Rio Bonito se tornou – voltamos a dizer, não é de hoje – num circo de horrores, semelhante àqueles que circulavam, no passado, em cidades do interior apresentando galinhas de quatro patas, emas de dois pescoços, bodes de duas cabeças, gêmeos siameses, filhote de porco com cara de gente e tantas outras atrações grotescas.
Cabe então outra reflexão: será que nas eleições municipais de 2012, nós permitiremos que esse cenário medonho continue? É por isso, que afirmamos ser sombrio o nosso futuro, porque olhando o passado recente (2008, 2004, 2000 e 1996), ninguém nos convence que em 2012 haverá uma reprise do que aconteceu em anos anteriores, o que é uma pena, mas você e o seu voto consciente, poderão mudar essa triste, dura e infeliz realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário