quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pág. 23 - Homenagem ao ilustre Leir Moraes

*Francisco Azevedo

Pego na pena as minhas mãos vacilam
Em minha mente em turbilhão desfilam
Muitas palavras bonitas a meu ver
Mas me demoro escolhendo a dedo
Porque confesso sem fazer segredo
Um grande nome eu quero enaltecer.

Por ser singelo o meu vocabulário
Assim tão simples, humilde e sumário
Eu me embaraço perdido a procurar
Uma palavra sublime e vibrante
Pra descrever alguém tão importante
Astro brilhante entre nós sem par.

Grande poeta e escritor famoso
Por onde andastes sempre habilidoso
Desempenhando com valor várias funções
As suas trovas, livros e poemas
Tem nos trazido valiosos temas
Que instrui e animam os nossos corações.

Aquele porte humilde, sossegado
É o pedestal de um homem diplomado
No qual o orgulho jamais achou guarida
Os seus talentos e dons acumulados
Funções e cargos tão bem desempenhados
São ornamentos que enfeitam a sua vida.

Qualquer pessoa instruída ou rude
Que ler seu livro muito bom “Bola de Gude”,
Tenho certeza muito irá apreciar
“Pé-de-moleque” e outras obras publicadas
Que nos transportam a doce quadra passada
E a vida presente nos ajuda a enfrentar.

Lendo seus livros enobrecedores
Eu encontrei só alegria e prazer
Informações, instruções, valores,
Recordações para jamais esquecer.

Merecedor da homenagem oferecida
O nosso ilustre, pessoa mui querida
Rio Bonito pode dele se orgulhar
Aí ao lado está seu nome escrito
Eu peço a Deus que olhe do infinito
Sempre o ajudando em tudo que precisar.

*Francisco Azevedo é poeta, escritor, músico e letrista.

Um comentário: