quinta-feira, 17 de março de 2011

Rio Bonito realiza o dia "D" de combate a dengue

Denilson Santos

O Dia “D” de Combate à Dengue vai combater os focos do Aedes Aegypti,
mosquito transmissor da doença
Com o slogan "Nem você nem a água podem ficar parados", a prefeitura de Rio Bonito realiza no próximo sábado, dia 26, uma grande mobilização para combater e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. O Dia “D” de Combate à Dengue, uma das ações que estão sendo organizadas pelo Comitê Municipal de Combate a doença, ocorrerá no bairro Praça Cruzeiro (próximo a quadra da escola de samba), das 8h às 17h.

O evento, que contará com a presença de vários órgãos municipais e do Governo do Estado, representa uma estratégia de combate à dengue, promovendo ações de mobilização e conscientização social para produzir mudanças no comportamento da população. O objetivo é eliminar os focos do mosquito da dengue e os potenciais criadouros no seu ambiente doméstico.

Ao longo do dia serão realizadas inúmeras ações pelo comitê municipal de combate a dengue, composto pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos; e Bem-Estar Social. Agentes de Saúde e alunos do Projovem também estarão percorrendo as ruas do bairro, conscientizando a população sobre as formas de prevenir e eliminar os focos do mosquito transmissor. Homens do Corpo de Bombeiros devem participar da ação, que foi uma iniciativa do prefeito José Luiz Alves Antunes.

O Comitê Municipal de Combate a dengue
Mobilizações sociais para combater a dengue na cidade já vêm sendo realizadas pela prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, desde o inicio do ano. O “Rio Bonito Contra a Dengue”, como foi intitulado esses eventos realizou ações em cerca de 30 bairros com o intuito de impedir que doença se espalhe na cidade. Além da presença dos Agentes de Endemias, a prefeitura também disponibilizou caminhões e funcionários para apoiar as ações nessas localidades, onde foram recolhidas uma grande quantidade de lixo e pneus.

A secretária municipal de saúde, Maria Juraci de Andrade Dutra, está otimista e espera a participação dos moradores no evento.
– É muito positiva a participação da população neste evento. Pessoas de todas as idades precisam estar conscientes de que a dengue é um problema de todos. E como se sabe, o mosquito não tem domicílio e circula por diversos lugares – disse a secretária, destacando que a participação popular é muito importante para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. “Precisamos ter consciência de que o mosquito se cria facilmente em locais como copos, garrafas, vasos e pneus deixados nos quintais ou jogados nas ruas”, explicou a secretária.

Fonte: Ascom/RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário