quinta-feira, 24 de março de 2011

Pág. 2 - Editorial da 12ª Edição - Ele vai voltar!

Terremoto no japão causa tsunami e pode ter matado mais de 2 mil pessoas
Terremotos, tsunamis, aquecimento global, tempestades, ciclones, deslizamento de terra, inundações, esses são alguns dos fenômenos naturais que estão ocorrendo em larga escala em todo o planeta. Milhares de pessoas morrem a cada dia, vítimas das intempéries climáticas. Até o Brasil, que só conhecia esses episódios através da televisão, está sofrendo com o mau humor do clima.

Guerra Civil na Líbia (2011)
Contemplando o cenário político – internacional, nacional e até municipal – nós observamos que as relações se deterioram e que as pessoas estão, em muitas ocasiões, próximas da histeria. Recentemente, o secretário municipal de uma cidade vizinha teria dito numa roda de amigos: “eu nunca matei ninguém, mas se for preciso, eu não hesitaria, porque tem muita coisa em jogo e eu não posso sair perdendo”.

No Oriente Médio, os países continuam em ebulição. A busca por democracia e liberdade tornou-se uma batalha sangrenta. Aliás, sobretudo nos países islâmicos, a guerra é um eficiente fabricante de órfãos e viúvas. Não podemos esquecer, porém, que pertinho de nós, no Norte e Nordeste do Brasil, ainda prevalece a “lei do mais forte”. Estamos falando de um lugar onde os problemas são resolvidos a bala. Territórios onde a pistolagem é um grande negócio.

Nessas horas é comum encontramos muita gente questionando as causas desses catastróficos acontecimentos. Entretanto, poucas pessoas buscam examinar o seu significado. Se a ciência não consegue responder de forma consistente, a Bíblia, um livro que tem resposta para tudo, responde. No livro de S. Mateus, no capitulo 24, encontramos Jesus orientando os seus discípulos quanto ao fim do mundo.
E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras... Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Nesse tempo muitos se escandalizarão, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de quase todos esfriará... O sol escurecerá, a lua não dará a sua luz; as estrelas do céu cairão e as potências dos céus serão abaladas – disse Jesus.

O apóstolo S. Lucas, no capítulo 21, versos 25 e 26, diz que “haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas”. Não é o que temos visto?


A Bíblia sabe tudo e explica os acontecimentos
 Já na segunda carta de S. Paulo à Timóteo, no capítulo 3, versos 1 a 5, nós encontramos a seguinte narrativa: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela”.

Todos nós sabemos que o homem tem um grande poder de destruição. Aliás, se você não sabe, vale lembrar que o ser humano é o único que destrói a própria espécie. A natureza, meio ambiente, as florestas, os rios e cachoeiras, o mar, os animais, as aves, tudo isso está corrompido por conta da ação destruidora do ser humano, que curiosamente é o único ser vivo que possui intelecto.

Diante disso, no livro de Apocalipse (11.18), nós encontramos um verso que diz: “Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Já em Romanos 8.22, S. Paulo afirma quetoda a criação geme e sofre como a que tem dores de parto”.

Amigo leitor, Mateus (24) e Lucas (21) foram unânimes. Segundo eles, quando isso tudo acontecer, “aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem com poder e grande glória”. E nós, diante dessas reflexões, como estamos nos preparando para esse dia? “Porque de tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Eclesiastes 12.13 e 14).

Um comentário:

  1. O fim do mundo é p´ra quem morre!
    O que há é muita droga solta; muita poluição sonora, deixando muita gente doida; uma vontade de viver loucamente, dizem que é adrenalina; e um egoísmo cada vez "mais eu". O que a sociedade precisa é de um banho de moderação, organização, mínima corrupção.

    ResponderExcluir