quinta-feira, 24 de março de 2011

Pàg. 4 - O Observador

Ficha Limpa I

Ministros do STF em sessão
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quarta-feira (23/03) que a Lei da Ficha Limpa não deveria ter sido aplicada às eleições de 2010. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010, e, com a decisão, tem seus efeitos adiados para as eleições de 2012.

Ficha Limpa II

Ano quem vem (2012), qual será a artimanha que políticos e ministros do STF irão arranjar para que a Lei da Ficha Limpa não seja aplicada? Isso parece novela. É capaz de surgir uma brecha para que a Lei passe a vigorar apenas em 2014. Entretanto, caso a Lei funcione, as eleições municipais terão personagens diferentes disputando prefeituras e câmaras de vereadores! Aliás, tem gente boa, por aí, que será impedida de concorrer!

Ficha limpa III

Esses dispositivos que tentam limpar a política brasileira são risíveis! O certo seria o eleitor ter responsabilidade suficiente para não votar em pilantra. Quando o eleitor faz isso é porque é igual ou, talvez, pior que o político! Que tal criar a Lei do “Eleitor Ficha Suja”? Seriam penalizados, os irresponsáveis que vendem o voto ou trocam o voto por um favorzinho.

Cinema I

Na última semana, surgiu um debate em nosso perfil do Facebook, sobre algumas coisas que faltam a Rio Bonito. Os internautas logo mencionaram a sala de cinema. Entretanto, depois de algum tempo analisando, a impressão que nós temos é que o tal cinema pode representar um grande prejuízo.

Cinema II

Não somos contrários a ideia! Aliás, Rio Bonito já teve dois cinemas. Contudo, nós riobonitenses temos um hábito terrível: consumir coisas de outros centros. Na verdade, na cabeça de alguns é “fashion” sair de Rio Bonito, por exemplo, para comer hambúrguer ou pizza, em Niterói. Por conta dessa sandice, é possível que em um mês, a tal sala de cinema esteja entregue às moscas... E, nós, refestelados nas salas de cinema de Niterói ou São Gonçalo.

Falando nisso...

Atores do espetáculo "Dona Flor"
... Nos próximos fins de semana, a começar de hoje, o Espaço Cultural Lona na Lua, na Mangueirinha, apresenta o espetáculo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Será a adaptação de um clássico da literatura e do cinema brasileiro para o teatro. Parabéns a família “Lona na Lua”, que para sobreviver, conta com o nosso apoio.

Comperj

A Frente dos Secretários de Trabalho, das cidades que estão ao entorno do Comperj, está preparando um documento denunciando a falta de estrutura e respaldo, por parte da Petrobrás, para a qualificação de mão de obra local para trabalhar no Comperj. Em contrapartida a essa iniciativa, a Petrobras deveria criar um instrumento que mostrasse a esses governantes, que até agora, ele também nada fizeram, para qualificar a população e estruturar as cidades.

Pedido

Moradores da Rua Manoel Pedro dos Reis, no Ipê, pedem socorro a Prefeitura. No local, a lama e a poeira são vizinhos indesejáveis. É tanta lama, que a cadeira de rodas de uma moradora ficou atolada. O resgate foi feito com muita dificuldade! A Secretaria de Obras já teria sido procurada, mas a resposta não foi satisfatória.

Chilique I

José Luiz Antunes
Não concordamos com a descompostura dada pelo prefeito José Luiz Antunes (foto) na equipe da Secretaria de Fazenda, no último dia 14. Aliás, a Prefeitura agradou a população quando fez o carnê do IPTU chegar à casa do contribuinte, em janeiro e com desconto de 20% para quem efetuasse o pagamento do tributo de forma integral já no primeiro mês 2011.

Chilique II

Marcelo Lessa
Talvez, fosse mais prudente aproveitar esse bom momento, para pedir que a equipe da secretaria de Fazenda se empenhasse para solucionar, com igual sucesso, outras questões. Já há algum tempo, nós estamos dizendo que alguns secretários poderiam seguir o exemplo de Muricy Ramalho e pedir para sair. Entretanto, o o titular da Fazenda, Marcelo Lessa (foto), não está nesse rol.  

O equívoco

Numa dessas confusas sessões da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, um parlamentar pediu a impugnação da Ata. Entretanto, na hora da votação do seu pedido, ele mesmo votou contra. O fato, inusitado, arrancou risos de quem acompanhava a sessão. A Ata parece perseguir esse vereador. No ano passado, por exemplo, por várias semanas, ele pediu insistentemente a cópia da Ata da sessão “décima dezoito”.

Falando em Câmara...

... Parece que o presidente do Senado Federal, José Sarney, fez escola em Rio Bonito. Se no Senado havia “ato secreto”, na Câmara de Vereadores, segundo fontes, havia “plano de saúde secreto”. A nossa fonte revelou que várias pessoas, estranhas ao funcionalismo da Casa, tinham o seu plano de Saúde pago pela Câmara. A fonte acrescentou que não havia reembolso e ficava tudo por isso mesmo. Pode?

Carnaval I

A população de Rio Bonito aprovou o Carnaval de 2011
Finalmente Rio Bonito presenteou a sua população com um Carnaval decente. Parabéns a Prefeitura Municipal e a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Rio Bonito (Abacarb). Nem a chuva atrapalhou. Até agora, não ouvimos uma reclamação do evento. Quer dizer, até encontramos algumas críticas, mas como elas vieram das “viúvas” da oposição, nós não demos importância.

Carnaval II

A incoerência de boa parte da população chama atenção. Em anos anteriores, a cobrança por um Carnaval decente era geral. Esse ano, porém, como o nível da festa foi muito melhor, já surgem uns tarados dizendo que o investimento é desnecessário. Segundo esses tarados, “como todo mundo sai da cidade em busca de outros centros, pra que fazer Carnaval?”. Mas será que ninguém fica em Rio Bonito, gente boa? E esses que ficam não seriam merecedores de uma festa decente? Fala sério!

Barack Obama I

Barack Obama
A cidade do Rio de Janeiro foi toda “perfumada” para receber o presidente norte-americano no último fim de semana. Mas vem cá: será que nós, cariocas e fluminenses, que pagamos os nossos impostos, não somos merecedores de uma cidade limpa e segura? Achamos que seria interessante a visita semanal de Obama ao Rio de Janeiro.

Barack Obama II

Localiade da Jacuba
Aliás, o presidente norte-americano também poderia visitar outras cidades, onde ele percorreria pitorescas localidades. Em Rio Bonito, por exemplo, lugares como Braçanã, 30 e 70 (Parque Andréa), Flor dos Cambucás (Rato Molhado), Parque da Caixa D’Água, Bosque Clube, Bairro Marajó, Jacuba e Green Valley, impressionariam Obama. Já em Tanguá, bairros como Duques, Bandeirantes I e II e Vila Côrtes, seriam um bom destino. Itaboraí, porém, é a cidade onde ele ficaria tonto com tantas oportunidades agradáveis. Algumas delas: Itambi, Morada do Sol, Santo Antônio, Visconde, Outeiro das Pedras, Rua Cem, Reta Velha etc.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário