Flávio Azevedo
O bairro da Jacuba visto do alto |
O comerciante Onitte Ferreira dos Santos, 72 anos, diz que a Jacuba cresceu, mas os benefícios não acompanharam esse crescimento. Há cerca de 22 anos estabelecido numa das principais esquinas do bairro, o comerciante comenta que os problemas são muitos. “A conta de luz chega aqui no meu comércio, mas não chega a minha casa. Às vezes, chega atrasada. Eu sempre tenho que procurar o escritório da Ampla se não quiser pagar multa”, frisa Onitte, que também reclama do transporte publico do bairro onde moram cerca de 500 famílias.
– Nós já cansamos de falar, pedir, reclamar, mas não teve jeito. Essa questão do ônibus já foi, inclusive, conversada com o prefeito, com vereadores, o pessoal aí fez um abaixo-assinado, mas não deu resultado. O ônibus da São Geraldo só vem até a entrada do bairro. Antigamente, o coletivo que faz a linha de Lavras passava por aqui, mas depois o itinerário foi mudado, e ele começou a passar pela estrada nova de Lavras, que sai próximo a Colina da Primavera – comentou.
A falta de um posto de Saúde é um problema para as mães que precisam levar os seus filhos ao médico. Quem dá essa informação é o pedreiro Vinícius Figueiredo, de 50 anos. “Estamos sempre vendo as mulheres arrastando as suas crianças para lá e para cá, porque aqui dentro não tem posto de Saúde. Tem que buscar médico lá fora. O problema é que como aqui dentro não tem ônibus, elas precisam ir a pé até o Rio do Ouro. Só que precisam atravessar a BR-101. Acho que isso vai ficar assim até acontecer uma desgraça”, previu o pedreiro.
A parte alta do bairro é toda concretada |
– Ela (Solange) começou e Mandiocão terminou. Antes dessa obra, quem morava nas ladeiras da Jacuba sofria! Dava até pena! Mas esse benefício do passado não apaga o desconforto provocado pelos buracos, lama e poeira – disse.
Bairro em expansão
A expectativa de investimentos para o bairro é grande, apesar da pouca infraestura que a localidade dispõe. |
– A pavimentação viabiliza a chegada de outras melhorias. Na verdade, quando o cidadão tem condições de acesso, tudo melhora. A saúde, a economia, o transporte, a segurança, entre outros – disse Gustavo, reiterando que apesar das dificuldades, hoje, a Jacuba é um dos bairros mais valorizados do município.
Já o empresário Cláudio Moraes, o Claudinho do Bumbum, frequentador do bairro, comentou que não é só a Jacuba que está em expansão. “Rio Bonito todo está crescendo, mas a impressão que se tem é que alguns setores não estão percebendo essa realidade”.
– Eu não sei se as pessoas têm o hábito de andar por Rio Bonito. Eu tenho e me preocupa ver que a cidade está crescendo, mas sem desenvolvimento. Conversando com amigos, aqui da Jacuba, ou no balcão da minha lanchonete, eu percebo que os jovens, por exemplo, estão sem ocupação e sem opção de estudo e qualificação, principalmente os mais humildes – ponderou.
Argumentos
O vice-prefeito, Matheus Neto, disse que o município está empenhado em atender as reivindicações dos moradores da Jacuba |
A respeito dos Correios, Matheus ressalta que essa é uma reivindicação de vários bairros. Ele lembrou que a Prefeitura já mantém os Correios do Basílio e de Boa Esperança. Sobre a pavimentação, o projeto já estaria pronto e a Prefeitura espera a liberação do recurso pela Caixa Econômica Federal. “A pavimentação será feita da entrada da Jacuba até a última entrada do loteamento antigo”, revelou.
Na empresa São Geraldo, o gerente Emanuel Mathias informou que o itinerário do ônibus da linha Lavras foi modificado por conta das condições da estrada. “Tem um ponto que é muito estreito e o carro não passa”. O gerente reconhece que o coletivo que faz a linha do Sambê não atende bem o bairro, mas anunciou que a empresa está estudando a ativação de uma linha para a localidade. “Não é tão fácil quanto parece, porque nós precisamos levar em conta, inúmeros fatores que passam por análises sociais, econômicos e geográficos do bairro”, concluiu.
É uma região lindíssima que merece um tratamento para turismo ecológico, até Lavras. Aliás, outras áreas com potencial de turismo ecológico, como Braçanã, também necessitam cuidados especiais.
ResponderExcluirATENÇAO PREFEITA ELEITA PELO POVAO DE RIO BONITO SAO 4 ANOS PARA AMENIZAR A VIDA DO POVO DO BAIRRO DE JACUBA RIO BONITO. O QUE NAO VAI LA DENTRO CORREIOS O NIBUS E ESSA RUA NINGUEM AGUENTA QUANTO CHOVE O POVO PISA NA LAMA E QUANTO FAZ SOL NINGUEM AGUENTA A POEIRA FORA QUE AS DONA DE CASA SOFRE DEPOIS PARA LIMPAR AS SUAS CASAS
ResponderExcluir