sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Operação apreende 700 quilos de carvão vegetal ilegal na Serra do Sambê em Rio Bonito

Fonte: Agência Brasil
Policiais Federais e Militares fizeram parte da operação
A operação feita nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro terminou com a apreensão de 700 quilos de carvão vegetal ilegal e a destruição de oito fornos clandestinos na Serra do Sambê, no município de Rio Bonito, na baixada litorânea do estado.
A ação contou com a participação da Polícia Federal, do Batalhão Florestal, agentes do Instituto Estadual do Ambiente, da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e da Secretaria Estadual do Ambiente. A operação envolveu 40 homens, além de uma empresa especializada em explosivos para dinamitar os fornos que estavam no meio da mata fechada, em local de difícil acesso.
700 quilos de carvão foram apreendidos na operação
Segundo o chefe da Cicca, José Maurício Padrone, não houve detenções. “Não foi preso ninguém, porque é difícil flagrar o cidadão fazendo o carvão. Eles desmatam de madrugada e colocam a madeira nos fornos e deixam queimar por horas. Depois eles descem o carvão no lombo dos burros pelo meio da mata fechada, então é complicado flagrar”.
“Todos os meses nós estamos fazendo operação na Serra do Sambê, já estouramos dois grandes depósitos de carvão clandestino, mas sabemos que este é um problema cultural, que passa de pai para filho. Só que agora eles estão acabando com a Serra”.

A Serra do Sambê é um divisor de águas que alimenta as bacias hidrográficas da Baía de Guanabara, que abastece a região metropolitana do Rio e também de São João, responsável pelo abastecimento dos municípios da Região dos Lagos.

Após o término da operação, os agentes sobrevoaram a região e encontraram seis fornos clandestinos que não foram destruídos na operação. Padrone disse que uma nova blitz ecológica será feita nos próximos dias para destruir esses fornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário