Por Flávio Azevedo
Pneus em chamas durante a manifestação |
Insatisfeitos com o estado de conservação da Rua Porfírio Ernesto de Mendonça (Estrada de Rio Vermelho), os moradores do início da estrada se mobilizaram e realizaram na manhã do último dia 31 de outubro, uma manifestação cobrando das autoridades municipais, a recuperação da estrada, onde em alguns pontos, o asfalto já até desapareceu. Munícipes que moram ao longo do trecho, moradores da localidade do Rio Vermelho e demais usuários da via, reivindicam o recapeamento da estrada há muitos anos.
A implantação de luminárias e mais horários de ônibus, sobretudo, à noite, são antigas cobranças dos usuários do trecho. O assunto já foi discutido, inclusive, no Conselho Comunitário de Segurança (CCS), mas as benfeitorias não aconteceram. A presidente da Associação de Moradores do Rio Vermelho, Josefa Brito, em várias oportunidades comentou que os moradores do Rio Vermelho, principalmente, aqueles que por conta de estudo ou trabalho, precisam voltar para casa depois do horário do último ônibus (22h40min) ficam expostos à violência, porque além da falta de iluminação não tem transporte.
A mobilização
Manifestantes mostram cartazes com palavras de ordem |
O movimento popular começou por volta das 9h. Os manifestantes, em sua maioria, moradores da Estrada Porfírio Ernesto de Mendonça, atearam fogo em pneus, logo na entrada da estrada, que começa no Rio do Ouro, próximo ao viaduto. Munidos de cartazes e proferindo palavras de ordem, eles interromperam o acesso bairro. Por volta das 10h, os líderes do protesto fizeram contato com a rádio Sambê FM (98,7), e, ao vivo, durante o programa O TEMPO RIO BONITO, explicaram o motivo da manifestação e cobraram as obras necessárias para o trecho.
Um morador que se identificou como Luis Carlos, disse que uma máquina removeu o asfalto de uma parte da rua e a poeira era quase insuportável. “As crianças que tem doenças respiratórias estão tendo inúmeros problemas com a poeira. As mercadorias, inclusive o pão, da padaria que tem aqui, estão todos cobertos de pó, porque conseguiram transformar uma rua asfaltada em estrada de chão. Nós nunca vimos isso!”, reclamou.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas |
A obra começou
De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Eleilton Figueiredo, as obras de recapeamento e recuperação da Estrada Porfírio Ernesto de Mendonça começaram no último dia 16. “Se o clima ajudar e não chover, a nossa expectativa é que as obras sejam concluídas em 30 dias”, disse Eleilton.
A Estrada Porfírio Ernesto de Mendonça foi asfaltada na década de 90, durante o primeiro mandato do prefeito José Luiz Antunes. Cerca de 15 anos depois, a estrada, que diariamente recebe tráfego pesado de caminhões da empresa de água mineral, localizada no Rio Vermelho, e dos caminhões que transportam lixo para o lixão do Mato Frio, nunca recebeu qualquer tipo de manutenção ou recuperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário