segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pág. 25 - Vicário Justo

Vicário Justo
Polêmica a vista

Após “devolver” a Secretaria de Meio Ambiente para o Prefeito Válber, Doutor Cesário foi categórico; “Se você permitir a retirada de areola em Tanguá, denuncio todo mundo no Ministério Público”. Muita gente gostou, teve quem desdenhasse, e aqueles que ficaram de cabelo em pé. Mas desesperado, só um pequeno grupo de empresários. Vai encarar Prefeito?

Autopista na berlinda

Como sempre, fazem o que querem (dizem que quem manda é a ANTT) nas entradas das cidades. Em Tanguá, o bicho tá pegando. Alguns vereadores descobriram que a dita cuja planejou o fechamento do acesso, histórico e estratégico, próximo a Clínica Ego. Partiram pra dentro e já contam com a ajuda de alguns deputados na batalha. Tudo por conta de uma balança de pesagem de caminhões. Tem vereador que garante que ganha a queda de braço por conta de questões ambientais. Seria um Davi contra Golias?

Processos a vista

Válber tem andado de cabelo em pé. Apesar de discreto, tem dito que não aguenta mais encontrar “problemas” deixado por Carlos Pereira. Teria dito que não quer prejudicar Carlinhos, mas – em Tanguá – “filho feio tem pai, sim senhor!”. A cobra vai fumar...

Waldirzinho e a cora

Ele é o vice prefeito de Tanguá e assumiu o compromisso de tocar a Secretaria de Obras da cidade. O comentário geral é que vem tocando sozinho a pasta, tipo “um segundo prefeito”. As más línguas afirmam que ele já está de olho na “Coroa do Rei”. Isso me faz lembrar um livro clássico escrito em 1958: REI MORTO, REI POSTO. Mas, peraí: Rei morto?????

E Nande?

Ninguém sabe por onde anda. Dizem que continua tocando seus negócios e que tem carta branca do prefeito para direcionar serviços na área rural. Segundo um vereador “da esquerda”, ele continua sereno e tranqüilo, como sempre. Mas, a turma “da direita”, afirma que nem sorrir ele sorri mais. Estaria insatisfeito com Válber. As “boas” línguas afirmam que o Prefeito tem escutado seus líderes, mas que – mesmo neste caso – a decisão final é sempre do Chefe do Executivo. Perguntinha: E não tá certo?

45 fantasmas? I

O vereador Gogossa vem afirmando, em todas as sessões do Legislativo, que na Câmara de Tanguá existem 45 funcionários fantasmas. O Presidente Alair, tranquilo, não lhe dá confiança. Tomando um cafezinho por lá, perguntei a um funcionário, que não pode se identificar, o número de funcionários da Casa. Segundo ele, somando-se todo o corpo técnico da Câmara, assistente legislativos e os assessores dos vereadores, são menos de 40 nomeados, ao contrário dos 65 existentes quando a Casa tinha nove vereadores (hoje são 13).

45 Fantasmas? II

O silêncio do Presidente seria, na verdade, uma “armadilha” para pegar o denunciante no tribunal. “O chefe tem várias cartas na manga para usar”. Lembrei de um famoso pagode: “eu não tenho culpa de comer quietinho, no meu cantinho boto pra quebrar. Levo minha vida bem do meu jeitinho, sou de fazer, não sou de falar...”.

Esses deputados...

... Discurso de um Vereador de Tanguá: “só dois deputados estaduais tem atuação em Tanguá. O mais presente, Marcos Abrahão; o mais técnico, Luiz Paulo”. Fica a pergunta: “por onde andam os cerca de 200 que tiveram votos na cidade?”.

O fim das coligações?

Se for de verdade, muita gente de mandato – em Tanguá e no geral – ficará em sérios apuros. As famosas coligações partidárias de última hora sempre serviram para “salvar” medalhões da política. Se a mudança for à diante, aqueles que estão em partidos organizados e que “funcionam” o ano todo, sairão muito na frente nas disputas. Tomara! A democracia agradecerá... Com certeza!

Conleste... De novo!

E o Conleste? Um Consórcio com cerca de 15 municípios que age em conjunto para resolver problemas que – a muito – deixaram de ser locais. Válber já tem se mexido dentro do “ninho”? Tem buscado ações integradas com outras cidades? “A Petrobras já iniciou o reflorestamento em Tanguá... Essa é uma ação integrada de vários municípios”, disse um subsecretário. Na boa? É muito pouco. Segurança pública, tratamento do lixo, Saúde... São temas que não podem mais ser tratados isoladamente. Com a palavra, Válber 14.

Cenário cultural em baixa

Tirando o conceituado “Lona na Lua” e o Resgate Alegria, nada mais se vê em nossa região quando o assunto é atividades culturais. Se estou sendo injusto, me desculpem; não me lembro de mais nada. Como crescer culturalmente, sem investimentos nos setor? E olha que os que citados são frutos de iniciativas individuais ou privadas. Cultura não pode se resumir a oferecimento de shows musicais de vez em quando. Quem tem grana, se vira e corre atrás. E a grande maioria que nunca foi, por exemplo, em um teatro? Não conhece a história de sua cidade? Nunca assistiu um concerto de cordas?... Bem, dizem que o governante é reflexo do povo que o elege. Na boa, está explicado...

Paradoxo

Válber foi eleito com o signo da desconfiança em sua capacidade de gestão, até então desconhecida pela grande maioria. Inegavelmente foi auxiliado pela rejeição do prefeito, exponencial. Contudo, assim que assumiu, fez questão de manter cargos técnicos, independente de questões eleitoreiras; coisa rara nesta política de coronéis que nos cerca. Fez um processo seletivo na educação ‘enxuto’ onde até a esposa do candidato a vice-prefeito, que foi seu principal adversário, foi selecionada por méritos. Contudo, ainda precisa evoluir no quesito “articulação política”.

Se continuar...

... Sendo “perspicaz”, vai ver que, ao seu redor, tem muita gente que transita – bem e descentemente – em outras esferas de poder e de conhecimento. Se continuar rompendo as correntes da mediocridade das eternas moscas do poder, pode ir longe. Só depende dele. Música maestro:
“SÓ DEPENDE DE MIM”, de Nego Blue;
Só depende de mim,
Só depende de você,
Só depende de nós,
Para ouvir, para ouvir, para ouvir, as nossas vozes.
A crise existia só na cabeça,
Mas nem por isso bote tudo a perder
Que a vida é bela
Encha teu coração
De amor e esperança
Mas lute
Quem espera nunca alcança
Só depende de você

Pág. 25 - Rio Bonito Atlético Clube


Utilidade Pública, Lei Estadual nº 2917 de 09/08/1956. Deliberação Municipal nº 396 de 30/11/1971. CGC.: 28.740.785/0001- 58.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Rio Bonito Atlético Clube CONVOCA todos os seus associados para comparecerem à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a ser realizada, em sua sede na Rua Dom José Pereira Alves, 670 Centro - Rio Bonito, RJ, no dia 20 de abril de 2013, às 9h(nove horas), em primeira convocação, com o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) dos associados, ou às 18h(dezoito horas), em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, na forma prevista nos Estatutos Sociais.

Esta convocação atende à solicitação da Diretoria e do Conselho Deliberativo do Clube, para tratar dos seguintes assuntos:
- Eleição da nova Diretoria, do Conselho Deliberativo e da Comissão Fiscal.
- Aprovação das Contas do Último Exercício.
- Outros assuntos de interesse.
Sem mais para o momento,
Rio Bonito, 31 de Março de 2013.
Paulo Gustavo Brandão Moraes – Diretor Presidente
Eduardo Balbino – Presidente do Conselho Deliberativo.

Pág. 26 - Bairro da Praça Cruzeiro recebe reunião itinerante da Câmara de Rio Bonito

Flávio Azevedo
O vereador Marcinho Bocão, durante a sessão itinerante, no seu bairro, fez uma série de reivindicações e se disse em casa.
Projeto do vereador Laurindo Lima, as reuniões itinerantes do poder Legislativo riobonitense estão de volta. O bairro da Praça Cruzeiro foi o primeiro a receber a sessão no último dia 26 de março. Anunciada inicialmente para o Colégio Estadual José Matoso Maia Forte, em cima da hora a reunião foi transferida para o Estádio Alfonso Martinez, no Cruzeiro, porque segundo o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (PMDB), a Coordenadoria Estadual de Educação não autorizou a realização da sessão.
– Estava tudo certo, nós havíamos entrado em contato com a diretora da escola, ela foi muito solícita, inclusive, gostou da idéia, mas acabou a Coordenadoria Estadual achando que a reunião iria atrapalhar os trabalhos do Colégio e, infelizmente, não permitiu a sua realização – explicou o presidente, destacando que apesar desse contra tempo e da noite chuvosa, o número de pessoas que compareceu a reunião foi muito satisfatório.  

Durante a sessão, o parlamentar mais empolgado era o vereador Márcio da Cunha Mendonça, o Marcinho Bocão (DEM), morador da localidade. “Está aqui uma reunião que para mim é inesquecível, porque aqui é minha casa, o meu bairro. Creio que precisamos muito do poder público por aqui e vamos cobrar da prefeita os investimentos que a nossa localidade precisa e merece”, disparou Bocão, que cobrou investimentos na Saúde e a reabertura da praça que foi inaugurada e logo depois interditada. Ele também destacou a urgência em se colocar um quebra mola “ou até um semáforo” na entrada da Praça Cruzeiro, mais precisamente na esquina.
O vereador Edilon de Souza Ferreira quer a regularização da Iluminação Pública.
O vereador Edilon de Souza Ferreira, o Edilon de Boa Esperança (PRB) voltou a criticar a falta de iluminação nas ruas de Rio Bonito. Para o vereador, “é inadmissível ser cobrado por um serviço – e não é barato – que não é prestado à população”. Em sua fala, o vereador ressaltou que ele não é situação nem oposição.
– Na verdade, eu estou do lado do povo... E quem está ao lado do povo não pode deixar de apontar o que está errado. Alguma providência precisa ser tomada por esta Casa e pela Prefeitura de Rio Bonito”, disparou o parlamentar, que também tem cobrado investimentos para a Defesa Civil do município. Segundo o vereador, “hoje, o setor está atuando com apenas duas pessoas. As chuvas estão aí, os problemas, tomara que não, mas podem acontecer. E aí, como vai ficar?”, questionou.

O vereador Cláudio Fonseca de Moraes.
Depois de apontar a necessidade de melhorias no transporte público que atende os moradores de Boqueirão e Viçosa, o vereador Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PSB) também cobrou a abertura da praça da Praça Cruzeiro. “Concordo que os problemas encontrados precisam ser sanados, mas até quando a praça vai ficar fechada? Já estamos entrando no quarto mês de governo e simples problemas, que já deveriam estar sendo sanados, ainda não foram resolvidos”. O parlamentar acrescentou que na Mangueira, o Posto de Saúde, inaugurado sem energia elétrica e água pela gestão anterior, ainda não está funcionando. “O que incomoda é que a unidade continua sem funcionar e ninguém diz nada”, alfineta.

A vereadora Marlene Carvalho
A Saúde também foi tratada na reunião. A vereadora Marlene Carvalho (PPS) ponderou a falta de experiência que está sendo reclamada pelos usuários de unidades de Saúde do município, como UPA e Postos de Saúde. “Levaram tanto tempo para treinar as equipes, quando todos estavam adaptados acontece essa troca. Nada contra quem está começando, mas eu tenho recebido reclamações de profissionais que sequer sabem fazer um curativo. Isso precisa ser analisado, porque quem sofre é o povo”, afirmou a vereadora, acrescentando que em relação ao cancelamento da doação de 51 moradias do Parque Andréa, ela está atenta a “qualquer injustiça que venha ocorrer durante o processo”.

O vereador Marcos Fernando da Fonseca defendeu investimentos para o Esporte riobonitense.
O desporto riobonitense não ficou esquecido. O vereador Marcos Fonseca, Marquinhos da Luanda Car (PMDB) relembrou da sua infância e adolescência quando jogava futebol e comentou a necessidade de se olhar o esporte como ferramenta de prevenção a ociosidade e combate ao assédio das drogas.
– Precisamos dar uma atenção especial aos nossos clubes. Aqui no Cruzeiro, por exemplo, nós temos pessoas dedicadas e abnegadas como Manoel Batista, Neiva Damasceno, Creilton, entre outros, que mantém o clube funcionando com muita dificuldade. Nos demais clubes da nossa cidade a situação não é diferente. O Motorista, o Castelo, o Rio Bonito Atlético Clube, o Esperança, são entidades que o poder público precisa valorizar e enxergar como parceiros – sugeriu.

Na ocasião, o vereador se comprometeu a colocar no Orçamento de 2014, subvenção para os clubes riobonitenses. Ao tomar conhecimento que o Orçamento de 2013 prevê essa subvenção para os clubes e outras entidades desportivas e assistenciais do município, o parlamentar afirmou compromisso de buscar a liberação desses recursos junto a Prefeitura Municipal.